Garotas de Vidro (Wintergirls) - Laurie Halse Anderson



Livro: Garotas de Vidro (Wintergirls)
Autor (a): Laurie Halse Anderson
Número de Páginas: 272
Editora: Novo Conceito

Perturbador.

Está é a única palavra que me ocorre para Garotas de Vidro. Um livro diferente de tudo que já li, confesso que fiquei um pouco chocada.

O livro trata de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia.

Lia é uma garota de 18 anos e sofre de anorexia, ela já foi internada algumas vezes e eu acredito que o que não deixa ela se “curar” é o seu lado psicológico já muito abalado.

“O topo do morro está coberto por centenas de besouros pretos reunidos para o banquete de carniça: o pessoal da escola, os pais que sempre comparecem a tudo.” (Pág. 130)

A situação de Lia se agrava quando ela descobre que sua melhor amiga foi encontrada morta no banheiro de um hotel. Cassie tinha ligado 33 vezes para Lia e ela não atendeu e isso a perturba muito, tanto que ela começa a ter visões  de Cassie a culpando por sua morte.

Lia é totalmente transtornada, não come praticamente nada e quando come conta as calorias, faz exercícios físicos exaustivamente e outras coisas que não vou contar.

“Eu não deveria. Não posso. Não mereço. Sou uma gorda gigante e tenho nojo de mim mesma. Eu já ocupo espaço de mais. Sou uma hipócrita feia e malvada. Sou um problema. Sou um lixo. Quero dormir e não acordar, mas não quero morrer. Quero comer como uma pessoa normal, mas preciso ver meus ossos ou vou me odiar ainda mais e poderia arrancar meu coração ou tomar todos os comprimidos já fabricados na história.” (Pág. 197)

Como disse, este livro é diferente de tudo que já li, achei que a autora sobe medir bem os dramas, trabalhou bem em Lia com o que era real e alucinações (que ela frequentemente tem) e ainda trouxe a tona o relacionamento de Lia com os pais, sua madrasta e sua irmã emprestada.

O mais interessante é que lia não usa o amor de um homem para tentar se reerguer, ela foca tudo em sua família e nela mesma até porque ela tem muitas dificuldades em se relacionar. Até figura um cara no livro,  no inicio achei que ele ia ser o “amor” que iria salvar ela, mas me enganei.

Vi algumas pessoas comentado que não gostaram da capa, pois eu adorei, acho que tem tudo a ver com Lia. A narrativa é envolvente, teve momentos que eu estava tão compenetrada que me perdia juntos nas alucinações dela.

Quando acabei o livro, fiquei pensando, como pessoas fazem isso consigo mesmo, é difícil de acreditar.

Recomendo este livro, apesar de uma leitura diferente, gostei muito.

Outras Capas: 
Se eu visse a 1ª capa em um livraria, juro que não comprava o livro.

Beijos a todos!

12 comentários

  1. Oi Katielle...

    realmente só leio falarem sobre como esse livro é chocante e tudo o mais...ainda não o peguei pra ler, mas confesso que estou curiosa.

    Achei ótima sua análise!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  2. Ja li Garotas de Vidro. Gostei demais.

    Ele é chocante em muitas partes, triste em outras, mas acho que o principal sobre ele é que trata de um tema real e que ainda é um tabu muito grande.

    Muitas vezes as coisas acontecem e por nunca terem sido comentadas quem está perto não pode ou não sabe ajudar.

    Quanto a capa, eu amei. E acho que realmente, tem muito a ver com a Lia, sim...

    ResponderExcluir
  3. Nossa esse é um livro que quero muito ler. Parece ser o tipo de livro que prende a gente...
    Mas tenho um pouco de receio de ler, me falaram que é muito pesado, muito sofrimento, muita angústia e culpa da Lia. Mesmo assim é um tema interessante já que é real e pode sim acontecer com qualquer uma.
    Beijos!
    http://www.expressodenarnia.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho essa capa linda, acho que combinou com o livro.. Eu tenho ele aqui mas ainda não o peguei para ler, acho que é um livro que vou precisar do "momento certo" para começar a ler ele.
    Realmente, já vi muitas resenhas sobre ele dizendo que é um livro muito bom e perturbador.. mas acho que mais perturbador ainda é que existem garotas que passam por isso tudo mas fica "por de baixo dos panos"... até um tempinho atrás nem a mídia falava sobre isso. Era como se não existisse...
    A autora parece ter uma boa escrita e sabe envolver o leitor perfeitamente. Quero muito ler esse livro, acho que ele vai me impressionar bastante.

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos livros que conseguiram me impressionar, apesar de não ter lido completo por ele não ser meu. Mas é bastante interessante, a autora soube trabalhar muito bem mesmo a historia. Parabens, muito boa sua analise.

    Beijos do Sol *:
    http://www.tyciahadiresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. OlÁ!
    Este tema é muito diferente mesmo, mas penso que é bom ler coisas novas.
    Confesso que ainda não entendi o que tem a ver este título e a capa. Mas achei linda a capa e me chamou atenção desde o lançamento!
    Adorei a resenha!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Algumas pessoas simplesmente nao souberam fazer a resenha deste livro e eu acabei me desinteressando por ele, mas agora voltei a ficar interessada, flor hahaha
    com certeza vou le-lo!
    beijos
    -No Limite da Leitura

    ResponderExcluir
  8. Muito pertubador mesmo. Só de ler a resenha.
    Uma leitura diferente, sem dúvidas. Muito dificil encontrar um livro com essa abordagem.
    Parabéns pela resenha! +_+

    ResponderExcluir
  9. Esse livro está na minha lista de desejados há algum tempo e só existem resenhas boas a respeito dele.

    Entendo que seja pesado, mas eu acho importante q existam livros q falem sobre temas tão reais, assim como pedofilia, estupro e coisas do genero.

    =*

    ResponderExcluir
  10. A sua resenha me fez ver esse livro de uma forma diferente. Acho a capa lindíssima mas abandonei o livro quando comecei a leitura. Não curti, mas acho que em breve darei outra chance para ele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Katielle!
    Eu li esse livro e também achei chocante! É triste ver o que a Lia faz consigo mesma, e o pior é pensar que muitas meninas por aí agem do mesmo jeito.
    Mas gostei do livro, foi interessante conhecer esse lado.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. realmente as outas capas não são nada atrativas. E eu já mencionei que quero muito ler esse livro, mesmo sendo sobre algo tão delicado!

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir