Escola Os Piores Anos da Minha Vida (Middle School, The Worst Years Of My Life) - James Patterson e Chris Tebbetts

Livro: Escola Os Piores Anos da Minha Vida(Middle School, The Worst Years Of My Life)
Autor (a): James Patterson e Chris Tebbets
Número de Páginas: 288
Editora: Arqueiro

Fiquei muito surpresa em saber que a Editora Arqueiro iria publicar um livro infantil escrito em parte por James Patterson. Pensei: o autor que escreve livros de suspense e com muito sangue escrevendo livros infantis? É o mesmo que Adam Sandler fazendo filmes de terror.
O livro chegou em parceria com a Editora Arqueiro.
Rafa Khatchadorian é um garoto que está ingressando na 6ª série. Assim que ele põe os pés na escola percebe o quanto será difícil aquele ano letivo, com professores que não gosta, o valentão sempre querendo arrumar briga e muitas regras a serem cumpridas.

Para enfrentar tudo isto, Rafa bola um plano que se chama Operação R.A.F.A e junto com seu melhor amigo Leo Caladão tentam passar por este ano infernal.
Fiquei surpresa ao abrir o livro. A história de Rafa é contada praticamente por desenhos que ele mesmo faz, é criativo.
Achei que o livro não teve nada de mais, até por ser um livro infantil, mas é muito legal a interação que Rafa tem com o leitor e o que contou pontos certamente foram as imagens.
Em relação à escola me pareceu que ele não estava na 6ª série, qualquer jovem que fizesse a metade do que ele fez seria convidado a retirar–se da escola. Achei os professores e a mãe de Rafa muito passivos, sempre passando a mão por cima da cabeça dele por mais que fizesse algo errado. Não digo que não o censurasse, as atitudes que tomavam não eram algo que fazia Rafa refletir sobre seus atos e aprender com seus erros. Algumas vezes ele se sentia culpado por algo que fazia, mas o sentimento de culpa logo passava.




Não dava para acreditar que aquilo tudo estava acontecendo por minha causa. Eu me senti um pouco culpado, mas foi tipo... fantástico. Para ser sincero, apenas metade dessa frase é verdadeira. Eu sabia que deveria, mas não me sentia mal, nem um pouco.


Outra coisa que me incomodou foi o relacionamento dele com Leo Caladão, achei estranho e o final me surpreendeu.
Os autores quiseram abordar temas polêmicos como bullying, mas pareceu muito superficial.
Antes que eu esqueça, este é o primeiro de uma série de livros.
Recomendo a leitura, é diferente, é uma distração poder ficar olhando todas as imagens que tem no livro.

14 comentários

  1. Acho bacana livro assim com desenho, mas não ele praticamente contando a historia, gosto só pra ajudar a visualizar os personagens. Parece bem bacana, mas ão faz meu genero, de vez enquanto leio um livro assim, mas acho que minha epoca de ler isso acabou, prefiro os romances mesmo rs
    Mas parece boa indicação para jovens que estão começando a embarcar na leitura.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Kati, que pena q vc nao gostou tanto do livro. Eu ainda estou esperando o meu chegar, mas agora já tenho expectativas menores do q as q eu tinha xD
    Acho q essas imagens devem fazer estilo Querido Diário Otário :D
    Beeijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hum...
    Honestamente, o livro não me chamou muito atenção (mesmo com a sua resenha super bem escrita).
    Sei lá, é o tipo de história que eu leria se eu não tivesse nada (nada mesmo!) mais interessante para fazer (ou ler).

    Talvez para os mais novos e que estão se aventurando no mundo dos livros por agora seja uma ótima opção ;)

    Dani / @daride

    ResponderExcluir
  4. James Patterson fazendo livros infantis? OMG nunca imaginei kkkkkk
    Gostei do livro com quadrinhos, atrai mais as crianças a ler!
    Não eh meu tipo de livro mas gostei da resenha!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  5. Pela sua resenha pude perceber que o livro é o que eu imaginava, além disso me lembrou a serie O Diário de um Banana!!!!
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  6. Thais de Moraes2/13/2013

    O título desse livro fala tudo da minha vida na escola!!! hahaha
    Achei a capa absurdamente linda! Mas eu não leria... achei uma graça as imagens dentro do livro, mas para mim o enredo é muito voltado para o público infanto-juvenil, e realmente não sabia que o James Patterson escrevia para esse público. Se minha irmã gostasse de ler, com certeza seria uma das opções de presente de aniversário para ela..

    ResponderExcluir
  7. Não sei se o Patterson devia escrever livros infantis (quem sou eu para dizer o que o cara deve ou não, né?). Ele é muito bom no que escreve, mas não consigo imaginar um livro deste tipo.
    Acho que a maioria dos autores que não escrevem para o público infanto-juvenil, quando o fazem, perdem a mão e descambam para algum lado indesejado.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Katielle, tudo bem?
    As vezes gosto de ler livros assim só pra matar a saudade dos livros de quando era criança. Achei as imagens bem legais mas acho que ficaria com raiva desse protagonista e com vontade de dar uns cascudos nele. rsrsr,
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/14/2013

    Kkk adorei a comparação! Aliás eu adoro o Adam Sandler =)
    Voltando, achei o livro bonitinho e legal mas não passa disso. Não é uma história que tenha me chamado a atenção até porque já passei e muito dessa época :P Me lembrou um pouco de Diário de um Banana com os desenhos e tal. Bem, se ganhar em uma promo, eu leio :)

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  10. Nossa, adorei sua resenha. Acho que foi a primeira que li sobre o livro. Confesso que estava com esperança para este livro, mas depois de ler a resenha vi que ele é meio superficial, estou fugindo de livros assim. Mas achei o livro lindo.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro e não me interessou muito. Adoro livros com ilustrações, mas não dessa maneira, quase uma história em quadrinho, haha. Acho que não teria muita paciência para chegar ao fim. Mas adorei a resenha.

    Beijos
    www.carolinecuri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não sabia o que esperar do livros e o achei interessante! Há algum tempo, os livros mais juvenis vem me chamando a atenção de uma forma inexplicável, nessa atualidade onde a moda são os eróticos isso me surpreende! O livro só não me chama tanta atenção por ter muitos desenhos, mas acho que gostaria. O próximo livro que lerei também fala de uma garota na 6ª série kk Amei a resenha, vou esperar mais outras opiniões para ver se dou ou não uma chance!

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. James Patterson corta pra todos os lados: infantil, juvenil, polical, romance dramático... Estou tentando completar algumas séries dele.

    Já esse livro pode ser interessantes para crianças que estão ou chegarão na 6° série. Pra mim ler não rola.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir