O Guardião (The Guardian) - Nicholas Sparks

Skoob
Livro: O Guardião (The Guardian)
Autor (a): Nicholas Sparks
Número de Páginas: 352
Editora: Arqueiro (parceria)
 
Mais um lançamento de Nicholas Sparks para nossa alegria e coleção.

Julie Bareson sofreu uma grande perda na vida, seu amado marido morreu e ela ficou praticamente sozinha no mundo, porém quarenta dias após sua morte ela recebe uma caixa que foi enviada por ele enquanto estava vivo. Quando abre a caixa, Julie tem uma surpresa: dentro está um filhote de cachorro, ela o chamará de Singer e ele será seu companheiro nesse momento difícil.

Passados quatro anos desse acontecimento, Julie está  levando sua vida tranquilamente, trabalhando como cabeleireira, cuidando de Singer, começando a sair com alguns homens e é assim que ela conhece Richard.

No livro também temos Mike melhor amigo de Julie, ela vê nele somente um amigo, mas o sentimento dele é muito maior que isso, Mike está apaixonado por Julie e fica transtornado quando ela começa a sair com Richard.

Richard desde o princípio se mostrou um sujeito muito estranho, não tive confiança nele na primeira vez em que apareceu. Ele se tornou mais esquisito ainda quando depois do segundo encontro, deu um presente caro para Julie. Só que no início Julie foi muito ingênua, não percebeu o que Richard estava querendo, não notou as oscilações de humor dele, não percebeu que seu cachorro não gostava dele e no final das contas ela pagou por isso, acredito que ela não percebeu nada disso pelos anos que passou sozinha e se sentia carente.

Julie é uma mulher batalhadora, tem poucos amigos e sente muita falta do marido. No começo achei que ela fosse uma pessoa fraca, mas surpreendi-me como ela cresceu no decorrer do livro e tomou as rédeas da sua própria vida. Quando as coisas ficaram difíceis ela tinha Singer e Mike ao seu lado e começou a perceber que ele poderia ser muito mais que um amigo.

Ela sempre acreditou que havia dois tipos de pessoas: as que olhavam pelo para-brisa e as que olhavam pelo retrovisor. Sempre fora do tipo que olhava pelo para-brisa: que se concentra no futuro, não no passado, porque o futuro é a única parte que ainda pode alcançar. 193.

Quando apareceu Singer, lembrei-me do cachorro Zeus de Um Homem de Sorte, eles são animais com personalidades bem diferentes e é difícil preferir só um deles. Gostei muito de Singer, ele me pareceu mais aquele cachorro espontâneo que sempre está pronto para fazer uma festa e quando Julie mais precisou dele ele estava lá, pronto para ajudá-la

O Guardião é narrado em 3ª pessoa. No começo da leitura fiquei perdida, pois são muitos personagens e sabemos o ponto de vista de cada um, depois de algumas páginas fui familiarizando-me com eles e a leitura fluiu melhor, quando foi chegando ao fim fui ficando bem nervosa, pois é algo dinâmico, sabemos o que está acontecendo com Julie, Mike, Richard e outros personagens envolvidos mesmo que não estejam juntos naquele momento.

A narrativa de Nicholas Sparks é bem envolvente e por mais que suas histórias sejam um pouco clichês, gosto muito, porém nesse teve um ingrediente a mais: muito suspense. E o final foi de tirar o fôlego, com muita ação.

Não posso dar menos que cinco estrelas, pois gostei muito do livro, ele é muito envolvente e nos deixa com os nervos a flor da pele. Alguém pode estar se perguntando se chorei, a resposta é não, mas fiquei emocionada e com os olhos cheios d’água no final.

Leitura recomendada.

Outras capas.

 
 
 

13 comentários

  1. Não tem como não amar Nicholas Sparks. Ele realmente sabe escrever uma boa história, com personagens incrivelmente bem elaborados e diferentes uns dos outros (neste caso, muitos personagens de uma vez). Ele sabe misturar pontos de vista na narrativa e isto é difícil, porque criar personalidades distintas e se manter fiel, sem misturá-las é desafiador.
    Agora o suspense que você citou é o diferencial deste livro. Estou doida para saber de que forma Nicholas usou e o desfecho disto tudo!
    Quero muito e espero poder ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/12/2013

    Katielle, acredita que eu ainda não tive oportunidade de ler Nicholas Sparks? :b decepcionante.. Uma conhecida ia me emprestar o livro dela, o famosinho Diário de Uma Paixão, porém perdemos contato, e acabei perdendo a oportunidade de conhecer a escrita do autor.
    Esse novo livro de agora parece realmente muito bom. O Guardião parece vim com bastante emoção nas palavras, percebi isso pela maneira que você resenhou. E acho que me apaixonei mais ainda pelo fato de ter um cachorrinho companheiro da protagonista, o que muitas vezes torna o livro ótimo! Pretendo ler Nicholas Sparks quando eu puder, eu ainda tenho alguns livros para ler antes, mas realmente pretendo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. As outras capas não me agradaram...
    Mais uma vez o Nicolas emociona né!
    Claro que quero ler essa trama.
    Gosto da escrita do Nicolas e ainda tem um animalzinho de estimação, com certeza vai me agradar, :)

    ResponderExcluir
  4. Só por ser um livro do Sparks eu já tinha ficado interessada, e agora to mais ainda. Também tive essa ideia da personagem se senir carente e não prestar atenção com quem esta saindo. O suspense nos livros do Sparks deve ser um ingrediente ótimo mesmo!!! Quero muito! =DA nossa capa é a minha preferida, mas a úl.osteitima eu g

    ResponderExcluir
  5. Adoro quando tem cachorros em livros (mas não quando eles são protagonistas pq geralmente eles morrem) e o desse parece incrível.
    E não preciso nem dizer que quero ler o livro, só por ser do Nicholas eu já queria e depois da sua recomendação minha vontade de lê-lo só aumentou.

    ResponderExcluir
  6. não sou muito fã no Nicholas..sei lá, os livros dele não me causam aquela curiosidade

    ResponderExcluir
  7. É muito bom não é? Adoro esse livro dele, é tão Nicholas! *-*
    Meio diferente, mas seguindo sempre aquele jeitinho dele, gosto disso nos livros do autor. E a história ficou muito boa!

    ResponderExcluir
  8. oIE!
    Menina vc ta lendo muitooo.
    Até agora só li dois livros do autor, mas com certeza lerei mais, ele é ótimo!

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus né! Esse Nicholas Sparks lança livros demais! Assim eu vou a loucura.. hehe
    Adoro demaais os romances que ele escreve.
    E pelo jeito com esse não vai ser diferente. :D

    :) http://naproximapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sou muito fã do Nicholas, e achei esse livro diferente dos que eu li, geralmente o Nicholas nos apresenta mulheres que perderam alguém e estão se recuperando e encontram um parceiro fantástico, pelo que eu li da resenha esse é diferente, fiquei bem curiosa agora.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  11. Adoro finais de tirar o fôlego e se tratando de Sparks, isso é bem raro acontecer (não generalizando, claro, "Um homem de sorte" me fez virar madrugadas!).

    Tenho lido resenhas em que muitas pessoas estão comentando que este livro é diferente do que Sparks está acostumado a nos apresentar e adivinhem quem - EU - está se roendo de curiosidade para ler? Acertou quem disse que sou eu o/

    Confesso que também tenho um pouco de dificuldade quando uma história começa a apresentar vários personagens, mas tenho recorrido a ajuda de post it's ultimamente, rs.

    Adorei a resenha!
    Estou ansiosa para ler este livro!

    Dani / @daride

    ResponderExcluir
  12. Oi, Katielle. Citei esse post lá no Nicholas Brasil:

    http://nicholasbrasil.com.br/resenha-de-o-guardiao-por-katielle-borba/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Nicholas é O CARA dos romances, não tem pra onde correr! O melhor! :D

    ResponderExcluir