Destino ou Ilusão - Bárbara Conte

Livro: Destino ou Ilusão
Autor (a): Bárbara Conte
Número de Páginas: 215
Editora: Baraúna



Sinopse: Após se encontrarem de forma curiosa, Cecília Helena e Pedro Antônio despertavam interesse mútuo. Enquanto o sentimento desconhecido ia crescendo, ela indagava se os diversos acontecimentos eram pistas do destino, ou coincidências da ilusão. A única certeza era de que se tratava de um ódio desejoso ou desejo odioso. E o que deixar falar mais alto? O DESEJO ou o ÓDIO ? “Seus pensamentos sumiram, a ansiedade retrocedeu e uma quietude tomou conta de seu corpo e de seu coração. Ao mesmo tempo em que uma tristeza profunda e trêmula tomou conta de sua alma, sentiu como se tivesse aliviado toda uma imaginação da possível vida futura.” 
Recebi Destino ou Ilusão em parceria com a escritora Bárbara Conte e o livro nos narra a história de Cecília Helena e Pedro Antônio.

Cecília e Pedro encontraram-se ao acaso em um consultório médico onde de imediato surgi um sentimento entre eles. Os dois estudam na mesma escola, mas nunca haviam conversado, depois deste dia, trocam telefones e perfis das redes sociais. Conforme passa o tempo, o clima entre os dois começa a ficar mais forte, só que temos um detalhe, Cecília tem namorado.

Cecília tem medo de entregar-se num relacionamento e isso acontece com todos com quem ela se relaciona, parece insegura e um tanto possessiva. O livro retrata a vida de Cecília do final do ensino médio até a alguns anos da faculdade e nesse tempo ela errou muito e por mais que o tempo tenha passado ela sempre continuava cometendo os mesmo erros em relação a garotos, eu tive vontade de sacudi-la em alguns momentos e dizer: “Acorda pra vida garota!”.

Ainda não conseguir identificar qual meu sentimento em relação a este livro. Gostei da história em si, mas não simpatizei muito com os protagonistas. O relacionamento dos dois não é sadio, faz mal para eles, teve momentos em que pensei que eles viviam uma ilusão de que algum dia poderiam ficar juntos, mas não senti nenhum comprometimento entre eles.

O livro é narrado como se fosse um diário e com passagens longas de tempo e isso fez com que eu não me apegasse aos personagens, pois eles sempre estavam mudando, sempre acontecendo algum fato novo na vida deles. Os capítulos são bem curtos, alguns tem apenas uma página e isso facilita para a rápida leitura.

Acredito que a grande sacada da Bárbara é confundir o leitor no relacionamento entre Cecília e Pedro. Durante o livro eles ficam poucas vezes juntos e tem muitos desencontros, não se sabe se é obra do destino ou se eles vivem na ilusão de um relacionamento.

Destino ou Ilusão não é meu livro favorito, mas eu gostei. Foi uma leitura gostosa, pena que o livro tem poucas páginas, acho que se fosse mais desenvolvido teria sido melhor. Amei a capa.

Leitura recomendada.

Beijos.


8 comentários

  1. Oi!

    Eu tenho esse livro mas ainda não li, mas pelo que você descreveu acho que iria dar uns socos em Cecília..hehehehehe
    Vou ler e te conto o que achei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. A capa está linda quero ler apesar de não gostar de livros de poucas páginas, gostei do enredo.

    ResponderExcluir
  3. Tenho este livro aqui comigo pronto para ler, rs. Mas minha amiga leu e disse a mesma coisa que você, que se tivesse mais páginas, seria melhor.. Espero não me decepcionar tanto com a leitura, pois a capa é tão linda!
    Ótima resenha!
    Beijos,
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pelo visto o título é bem propício para a história. Primeiro achei que fosse completamente adolescente (rs), mas aparentemente esta forma de narrar faz com que haja "algo mais". O relacionamento nada sadio dos protagonistas pode ser um ponto positivo, mas a falta de empatia do leitor com eles, de fato, não é.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Humm, não curti.
    Tramas com relacionamentos doentios não me agradam.

    ResponderExcluir
  6. Kati, provavelmente eu não irei gostar deste livro, já que eu prefiro as historias mais desenvolvidas, mas acho que voce soube fazer um otima resenha ressaltando lado negativo e o lado positivo, sem prejudicar o autor.
    Parabens!
    Beijos
    - No Limite da Leitura

    ResponderExcluir
  7. Essa capa é linda mesmo, mas só lendo a sua resenha já perdi a paciência com os protagonistas. Sou bem chata nesse em relação a eles, e acho que eu não gostaria da leitura por isso.

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Nossa, como eu tenho visto este livro nos blogs, e pela sinopse e sua resenha ele parece ser bom.
    Se vc favoritou é pq é bom, estou curiosa para ler e espero ter oportunidade.

    Beijos*

    ResponderExcluir