O Círculo - L. S. Bertolino

Livro: O Círculo
A Lenda de Arion #1
Autor: L. S. Bertolino
Número de Páginas: 265
Editora: Perse

Sinopse: Imagine um conturbado internato em meio à ditadura militar brasileira. Depois, acrescente a ele um portal falho que, de uma hora para outra, resolve fazer uma viagem para outro mundo, levando consigo duas pessoas que se odeiam. Além disso, adicione um grupo secreto que reúne-se sob um Chafariz Congelado, um rei enlouquecido pelo poder e três reinos fantásticos em guerra. Muito? Esse é apenas o começo da aventura mais impressionante de todos os tempos.

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.

Círculo é o primeiro volume da série A Lenda de Arion, do escritor Lucas Santos Bertolino, mineiro de Barbacena. Os demais livros serão: Asaari, O Senhor do Exílio e O Livro dos Dons, estes ainda não publicados. Desde criança, Lucas é fascinado por livros e sempre quis ser escritor. Já teve outras obras não publicadas que concorreram a prêmios nacionais, mas O Círculo é seu primeiro livro publicado, pela Editora Perse.

Tudo começa com a narrativa da vida de um jovem chamado Arion, que mesmo tendo pais em boa situação financeira, é abandonado por eles em um internato, o Flerris. Esse relato inicial, que em todo livro é meio morno, aqui já é arrebatador. Há mistérios envolvendo a Ditadura Militar e os motivos que levaram seus pais a deixá-lo. Além da descrição da vida que ele leva neste lugar, que de fato é algo que ninguém merece.

Arion é perseguido por uma diretora inescrupulosa, a Agatha, que faz tudo para apoiar uma interna chamada Ana, que sem dó nem piedade transforma a vida dele e dos demais alunos menos favorecidos em um verdadeiro inferno. Ele vive “de molho”, em um lugar chamado castigo, onde muitos de seus colegas tremem só de ouvir falar.

Um dia chega ao orfanato um novo menino, Greg, e com o passar do tempo Arion sente-se responsável por ele e decide ajudá-lo. Depois do menino ficar entre a vida e a morte, por ter apanhado por ordem de Ana, eles planejam uma fuga. Greg decide não ir, por medo de se perder de seus pais que prometeram buscá-lo assim que der. Só que, no meio da fuga, quem aparece? Ana, toda maluca e determinada a acabar com a raça de Arion. No meio da “peleja”, Arion decide se enfiar dentro do castigo para não ser descoberto, já que Ana não cala a boca de jeito nenhum. E, de um segundo para outro, eles são jogados por um portal e vão parar em outro lugar, um mundo desconhecido.

Eu consultava meu relógio de pulso a cada passo. O luar estava embaçado por nuvens espessas de tempestade. Eu não parava de pensar na situação em que me encontrava: perdido não-sei-onde, sabe-se lá como, com Ana como minha única companhia. Eu não poderia estar em situação pior.

Assim que eles chegam à Trindade, que é formada pelos reinos de Havalis, Verique e Galagar, deparam-se com um grupo de revolucionários, denominados de O Círculo. Eles lutam contra o rei Skan, governante do reino de Havalis, que prepara-se para dominar os outros reinos. A princípio o medo o apavora, mas ele fará novas amizades e descobrirá que há muito mais por trás da vida que leva, seu crescimento físico e emocional é surpreendente.

O livro é muito bom, cheio de lindas aventuras, batalhas constantes e momentos de gargalhada que deixam a leitura prazerosa demais. O escritor é muito inteligente e insere novos e diferentes personagens (muito cativantes) no tempo certo, causando uma curiosidade daquelas; quero ler mais e mais, hihihi... O autor deixou vários ganchos para o próximo, que já estou na expectativa de ler. Esse escritor promete, escrevam isso aí.

Os capítulos são nominados (coisa rara hoje em dia), as folhas são bem branquinhas e a letra é um pouco pequena. Temos alguns errinhos, como uma letra a mais ou a falta de outra, mas nada que atrapalhe a leitura. O livro possui 265 páginas e no início temos gravuras de símbolos, mapas, plantas e diferenças físicas dos habitantes de Trindade, o que nos ajuda muito no contexto e na visualização dos lugares. Eu, particularmente, gosto muito dessas ilustrações.

Afinal, eu entrara naquilo tudo completamente por acaso. O destino me pregara uma peça e eu acabei envolvido num jogo de poderes ao qual eu não pertencia. Eu era só um rapaz... um rapaz de dezesseis anos que queria viver a vida fora das paredes do Flerris e nada além disso... Mas agora, para mim, viver era suficiente...

Boa leitura! Divirtam-se com as loucas aventuras de Arion que em breve teremos resenha de Asaari, beijo e até lá.

A Lenda de Arion.
01. O Círculo;
02. Asaari;
03. O Senhor do Exílio;
04. O Livro dos Dons.

Postagem válida para o Top Comentarista setembro.


28 comentários

  1. Não conhecia o livro, mas fiquei com a impressão de que o autor é MUITO criativo! rs
    Como juntar tanta coisa em uma história só e formar uma fantasia tão boa, cheia de aventura e bons personagens?
    Confesso que mesmo não gostando muito do estilo, fiquei curiosa e animada, ainda mais por se tratar de um autor brasileiro. Ótima dica!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana Paula, eu tô sempre tentando trazer autores nacionais para vocês. Temos muito boas opções e diversos gêneros de escrita... Beijo!

      Excluir
  2. Gostei muito da sua resenha. Não conhecia esse livro nem o autor, mas fiquei instigada pelas suas palavras. Também gosto quando o livro vem com mapas e imagens, sempre facilita na imaginação e adaptação.
    Valeu pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia nem autor nem a série,mas confesso que não curti mto a premissa.
    Mas valeu por conhecer mais um nominho de escritor nacional,quem sabe ele não publique alguma coisa mais no gênero que eu curta algum dia né!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Suelen... Até mais! beijo

      Excluir
  4. Oi Lu!
    Não conhecia o autor nem a serie, nem vi nenhuma divulgação... A primeira vez que ouço falar dele por aqui... Uma pena pq o livro realmente parece ser muito bom e o fato de ser um autor brasileiro super me empolgou! Ainda mais por saber que tem figuras e mapas que ajudam na visualização do contexto, muito bacana a ideia!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian, que bom que se interessou, tem mais dados sobre a série no face ou procurando direto pelo nome do autor no google. O Lucas é muito acessível com seus leitores... Beijo e obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  5. Olá, eu não conhecia o livro nem o autor, mas pela sua resenha deu para perceber que o livro deve ser muito bom. E se o final do livro da uma expectativa do próximo, na minha opinião isso instiga o leitor a continuar a ler a série, sem contar as figuras e mapas que nos ajudam a imaginar a história. Esse com certeza vai ser um livro que eu vou querer ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Juliana, é verdade.... O livro é mesmo muito bom. Eu, sempre que posso, leio autores nacionais e esse merece destaque, escreve como gente que já tem anos de caminhada... Beijo e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  6. Para quem curte esse estilo, parece ser uma leitura interessante.
    Prefiro livros com páginas amareladas, as brancas cansam logo a visão.
    Bj!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/20/2014

    Oie...
    Desconhecia o livro, mas ele parece ser muito bom!
    Achei legal ele conter figuras para ilustrar!! Gosto muito de livros assim e acho que vou procurar saber um pouco mais sobre ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, é um livro bem legal, vale a pena dar uma olhada nele em alguma livraria, beijo e obrigada!

      Excluir
  8. Adoro livros com aventuras, e este eu ainda não conhecia.
    Gostei muito da história descrita, acho que vale a pena ler ele ein. Valeu a dica.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Leticia, espero que goste assim como eu gostei. Beijo ;)

      Excluir
  9. Gosto bastante de histórias assim: Cheias de aventuras, mistérios e diversão. Gosto também de perceber o amadurecimento das personagens, e, pelo que imagino, a união desses dois ainda vai rolar algo a mais. kkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Nardonio, quem sabe já aconteça algoo nesse próximo livro... Tô doida pra ler. Obrigada pelo comentário, beijo

      Excluir
  10. Não conhecia a série nem esse autor nacional, o livro parece ser ótimo, gosto muito de aventura e mistério, fiquei bastante interessada em ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/ que bom Milena, vale muito a pena investir nosso tempo em bons autores e esse não deixa nada a desejar para nenhum livro famoso... Beijo e obrigada!

      Excluir
  11. Anônimo9/23/2014

    Olá Lu!! Realmente super interessante ter a oportunidade de conhecer séries e autores que não conhecíamos e ainda mais por ser nacional me interessou ainda mais.E a partir de sua resenha com certeza será uma leitura que me agrara bastante.
    Beijocas♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Michelli, obrigada pela confiança... Beijo

      Excluir
  12. Não conhecia, pois pode acredita!
    Mas achei um livro um tanto curioso
    me de fato quero o livro o enredo dele
    parece ser bem feito e trabalhado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Girlene... Espero que consiga ler e depois me conte o que achou, beijo

      Excluir
  13. Gostei bastante da sinopse e a resenha me animou anda mais a ler essa série!
    Tbm gosto de livros com ilustrações de mapas p nos orientar melhor...^^
    Só é uma pena as letras serem pequenas e as folhas brancas...isso cansa bastante a vista neah..
    A capa está mto bonita.
    Me interessei bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, em breve postarei a resenha de Asaari, acho que são livros assim que merecem nosso atenção. Temos muito autores nacionais maravilhosos, mas que ainda não tiveram chance com uma grande editora, que possa lhes publicar com livros de melhor qualidade, não desmerecendo O Círculo, porque eu adorei mesmo. Mas ele é publição independente, aí sabe com o é, né? Beijo e obrigada pelo comentário, ;)

      Excluir
  14. Oii Lu .. Tudo bem ?
    Gente, a história é tão interessante e tão chamativa, porque colocaram essa capa que nem mesmo é bonita no livro? Quando vi a capa desanimei .. Ainda bem que li a resenha !
    O autor deu uma "misturada" em alguns temas e fez um livro maravilhoso eim, fiquei encantada. Ando lendo bastante livros de escritores brasileiro ultimamente, e acho lindo a forma como eles estão se destacando !! :)
    Beijoos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Vitória, graças a Deus temos visto mais autores nacionais e seus livros maravilhosos, em breve posto resenha da continuação aqui. Beijo e obrigada

      Excluir