Se Eu Ficar - Gayle Forman

Livro: Se Eu Ficar (If I Stay)
Autor (a): Gayle Forman
Número de Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Compre aqui.

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.

Oi gente!

Quem tá ansioso pra correr pro cinema levanta a mão!!! o/

Confesso a vocês que, sempre que eu vejo um livro no topo das listas de mais vendidos, eu corro e leio. Por um tempo achei que isso era coisa de “Maria vai com as outras”, mas depois percebi que eu tava sendo ridícula, pois se todo mundo lê, deve ser bom.

Aí quando vi o trailer do filme, que estreia em todo o Brasil essa semana, me apaixonei. Mas juro, não esperava encontrar pela minha frente um livro tão íntimo e emocionante. Jamais poderia imaginar que fosse tomada pelas emoções de Mia e admito também que nunca tinha lido um livro com tanta informação em tão poucas páginas.

Falo do livro arrebatador, Se Eu Ficar, de Gayle Forman, que é mais um daqueles que fazem a gente pensar sobre a vida e seus acontecimentos. Assim que começamos a leitura, nos deparamos com Mia, uma jovem violoncelista, promissora e talentosa. Ela tem uma família muito interessante. Seu pai foi roqueiro quando jovem, tocava em uma banda e teve seus momentos de sucesso. Sua mãe é uma daquelas pessoas legais ao extremo e sua convivência com o irmãozinho é a mais harmoniosa possível. Claro que Mia tem seus questionamentos e suas aflições, mas ela conta com o amor de Adam, seu namorado fiel e muito fofo.

Acontece que o que mais nos encanta nem é todo esse universo familiar bem desenvolvido, encantador e ridiculamente feliz. É tudo perfeito ao seu modo, nem que seja tosco e simples demais. Mia depara-se com a desgraça e a mudança repentina, onde vê tudo o que acontece ao redor, o caos instalado, mas não consegue interferir, pois está entre a vida e a morte. Em desespero assiste às tentativas e esforços para que sua vida seja salva e, nesse ínterim, tudo passa a ser contado diante dos nossos olhos.

É nesse momento que o livro que começou de forma inesperada e cheia de percalços, começa a tomar forma e as emoções nos preenchem. É uma linda história de amor, profundo amor. Uma verdadeira escolha entre viver ou deixar tudo pra trás, com os amores adquiridos e os perdidos. É revitalizante ver o quanto nossa vida é cheia de momentos em que nem sabemos o que fazer e só deixamos ser levados, até que o momento decisivo chega.

Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha.
Todo esse lance de coma induzido é papo de médico. Não cabe aos médicos. Não depende dos anjos que não podemos ver... Só depende de mim.

O livro é tão intenso que eu achei até curtinho, de tão surreal que ele chega a ser. É lindo em sua plenitude, com sofrimentos e alegrias. Com amor de um namorado, uma amiga, seus pais, avós, irmão... Tudo se completa de forma a nos entreter no universo dessa menina com alma madura. É comovente ver a luta de Mia por resgatar o que realmente importa na vida. Chorei ao meditar que muitas vezes pode ser tarde demais para dar valor ao que nos é sempre tão seguro e previsível na vida. Muitas vezes a gente passa os dias de forma rápida, sem sentir ou mesmo procurar entender as pequenas coisas do cotidiano que são tão preciosas.

... Hoje de manhã saí com a minha família para um passeio de carro. E agora estou aqui, mais sozinha do que nunca. Tenho dezessete anos. As coisas não deveriam ter acontecido dessa forma. Não é isso que deveria ter acontecido com a minha vida.

Bom, não posso mais contar nada, então indico o trailer do filme (https://www.youtube.com/watch?v=JZuX0iuuBmc). O livro em nada deixa a desejar, pelo contrário, eu li pensando em cada cena, em cada gesto. Estou doida não só pelo filme, mas também pelo próximo livro, chamado Para Onde Ela Foi, que tem o seu primeiro capítulo no final desse volume.

Boa leitura, nos vemos por aí... beijos.

Se Eu Ficar:
01. Se Eu Ficar;
02. Para Onde Ela Foi.

Outras capas:

   


Postagem válida para o Top Comentarista setembro.


46 comentários

  1. Não sabia que esse livro fazia parte de um série, vc sabe de quantos livros?
    Quando vi o trailer na TV fiquei curiosa também e agora lendo sua resenha tive a certeza que preciso ler esse livro e ver o filme. Tenho certeza que irei me emocionar, sou chorona assumida. Parabéns pela leitura e resenha, amei a dica!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, que bom que gostou da resenha. O que eu sei é que são só dois livros mesmo, o Se eu Ficar e o Para Onde Ela Foi (If I Stay 1 e 2)... Beijos e obrigada!

      Excluir
    2. A que bom só dois livros é um bom número!!! Valeu pela dica!!!

      Excluir
  2. Eu li o livro e amei ele. Ele é muito intenso e emocionante, muitas vezes me vi chorando. O final do livro é incrível, e já estou ansiosa para o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, também estou ansiosa pela versão de Adam e como essa história vai terminar. Beijo e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Luuuuuuuuu ♥ Tuuuuuudo bem, sua diva? *-* EUUUUUUUUUU TÔ ANSIOOOOOOSA \o/ Mas sei lá, minhas amigas desistiram de ir, e minha mãe não gosta de drama, então... É esperar sair em DVD, haha! :( Aaah, isso não é coisa de maria vai com as outras, não! Quer dizer, a não ser que você não tivesse vontade ALGUMA de ler o livro, e quando soube que muitos estavam lendo, você acabou cedendo, sabe? Eu fiz isso com ACEDE, mas não foi porque todos disseram que era bom, viu? Hahahaha, é que eu sempre detestei romance, mas minha mãe comprou o livro porque estava em promoção e eu tive que ler... Daí acabei gostando, hahaha! ENFIM! ♥ Hum, eu não gostei muito desse livro... Sei lá, ele não me tocou muito quanto era para tocar, realmente :3 Dei três estrelas pra ele :c E siiim, concordo contigo, esse livro nos faz refletir sobre a vida e tudo o mais! <3 Aaaah, eu também li pensando em cada cena, cada gesto... Tô ansiosa para ver o filme, tomara que ele me encante mais que o livro! *-*

    CARACA, QUE CAPAS MAIS LINDAAAAAAAAAAAS <3 Eu queria a terceira :/

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juu, que bom que vc gostou. Obrigada pelo carinho de sempre e vamos ver o filme, né? Acho que será ainda melhor que o livro. Beijos ;)

      Excluir
  4. Lindíssima a resenha!
    Concordo com você que livros assim são marcantes, emocionantes e imperdíveis. Dado o tom mais intimista e reflexivo da história, poderia até esperar uma trama menos intensa. Mas não é nada disso, Se eu Ficar parece um livro rico em conteúdo, além de bem narrado.
    Não vejo a hora de ler! Também quero muito ver o filme, mas confesso que se não ler a tempo de ver no cinema, vai ficar para o dvd depois (não quero estragar a experiência da leitura por nada no mundo).
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* OWNNN, obrigada, Ana... Fico muito feliz que vc tenha gostado da resenha e se interessado pelo livro. Depois me conta o que achou, ok? Beijo e mais uma vez obrigada...

      Excluir
  5. Eu tenho esse livro, não assisti nem o trailer. E nem tinha lido nenhuma resenha até agora, e pqp... vou passá-lo na frente de todos os livros. A principio não tinha vontade, mas agora realmente vou lê-lo. haha Parece ser emocionante, daqueles que fisga o leitor, e ainda mais nos faz refletir. Amo livros com essas características, então vou ler mesmo.
    Adorei a resenha! :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Kamillaaaaa, fiquei muito feliz por vc ter gostado e confiado na minha resenha. É tão bom quando a gente consegue passar para vcs a real do que o livro nos trás e mais ainda quando vcs captam a coisa toda.... Mega feliz aqui... Obrigada, beijão

      Excluir
  6. Amiga,
    Sua resenha está linda, dá vontade de parar tudo e ler o livro agora mesmo.
    AMEI.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OWN... Obrigada, amore... beijo, beijo <3333

      Excluir
  7. cara eu tenho esse livro, mas ainda não li. espero ler em breve, mas pelo q vc citou tenho certeza q vou me apaixonar.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Alice... Obrigada! Depois me conta o que achou... Beijo

      Excluir
  8. Eu tô com muita vontade de ler esse livro, mas não tô podendo comprar mais livros no momento e tô com uma pilha imensa de não lidos em casa.
    Mas o lerei sim, futuramente e tô ansiosa para assistir o filme, pois adoro a Chloe <3
    http://conversasdealcova.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris... Que bom que vc se interessou pela leitura, também acho a Chloe uma lindona, perfeita para o papel... Beijo e obrigada pelo comentário

      Excluir
  9. Anônimo9/03/2014

    Olá Luciana...Depois de ler esta tua resenha, como não querer comprar e devorar este livro?
    Fiquei encantada e arrepiada ao ler tua resenha e depois conferir o trailer do filme.Creio que seja uma leitura super interessante que deva fazer a gente " devorar" a historia. Com certeza vou querer conferi!
    Beijos e parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OWNNN... Obrigada pelos elogios *-*... Fico muito feliz quando consigo transmitir tudo o que achei da leitura. Que bom que vc gostou, depois me conta o que achou, ok? Beijão

      Excluir
  10. Tenho esse livro mas ainda não tive tempo de ler, porem darei um jeito de ler logo ele antes de assistir o filme, por essa e outras resenhas que li ele parece ser ótimo, super emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, acho que vc vai gostar, a gente lê rapidinho... Beijos e obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  11. Quando o livro chegou aqui em casa eu até estranhei,tbm achei ele mto curto pro tanto de coisas que eu espero encontrar lá dentro kkk
    Ainda não li,mas as resenhas e principalmente o trailer me fizeram querer mto mto mto!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su, é bem assim né? Comigo foi a mesma coisa, kkkkk Beijos e obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  12. Oi Luciana!

    Terminei o livro ontem e estou contente por ter lido uma história tão comovente, linda e intensa. O final me deixou louca pela continuação e espero que chegue logo pois estou ansiosa. :D

    Adorei sua resenha, você expos muito bem sobre tudo o que o livro passa.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sammy... também tô doida pela continuação e também espero que não demore... Dá pra ter uma ideia do que vem aí com aquele anexo no final do livro né? quero muito ler logo... Beijo e obrigada pelo carinho...

      Excluir
  13. Oiee
    Admito que minha vontade de ler também surgiu por causa da repercussão que o livro vem tendo mas depois de algumas resenhas e comentários vi que a história é realmente encantadora.Essa decisão que Mia tem que tomar,o que realmente vale a pena é uma questão bem complicada,espero conseguir ler antes do filme estrear mas acho que não vou conseguir.As outras capas estão bem lindas,gostei mais da terceira.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, concordo com vc, a terceira capa é um show... Obrigada pelo comentário, beijo

      Excluir
  14. Tô ansiosa pra ir ao cinema o///
    Tbm quando vejo que o livro esta no topo da lista dos mais vendidos faço a mesma coisa, mas com esse foi diferente depois de assistir ao trailer fiquei morrendo de vontade de ler o livro *-* Em alguns cinemas já estreou hoje, mas aqui não tive essa sorte :(
    O livro realmente é belo, tem uma simplicidade que comove em alguns momentos, o final foi muito marcante e o primeiro capitulo do segundo livro me deixou louca pra ler ele!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos todas para o cinema, Vivian, beijo e obrigada pelo comentário!! ;)

      Excluir
  15. Todo mundo está chorando com este livro Lú e com você não foi diferente.
    Eu cheguei pegar ele na Bienal, mas depois acabei comprando outro. Mas ainda pretendo ler ele.
    Que bom que gostou tanto, queria saber o motivo de tanto sucesso que este livro tem.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Letícia, pois é, como falei, se todo mundo tá lendo, tem algo, kkkkkk Li e amei! Obrigada pelo carinho e pelo comentário, quando ler me diga o que achou, beijo

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9/06/2014

    Oie...
    Fico feliz que tenha gostado do livro!! Vi algumas resenhas que não eram tão positivas e acabei desanimando um pouco!! Mas estou louca para assistir ao filme e acho que vou ler sim o livro!!
    Muitas pessoas disseram que não é tão emocionante!! Mas pela sua resenha, percebo que ele te cativou bastante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Michele, vale a pena arriscar, o livro é mesmo muito emocionante, tocante... Beijo e obrigada!

      Excluir
  18. Oii Lu ! Tudo bem ?
    Infelizmente não vou poder assistir na estréia (moro em cidade do interior), mas já corri e comprei meu livro na bienal e to louca pra ler ! Acredita que chorei vendo o trailer do filme? Sim, sou uma chorona, imagine quando pegar o livro pra ler!
    Acho lindo como o livro faz menção a música e ao amor juntos, e emocionante de uma forma maravilhosa. É verdade, a gente se depara com algumas situações no livro que nos fazem repensar em nossa vida não é? Afinal, quantos segundos são precisos pra mudar tudo ? To aguardando o lançamento do segundo livro pra comprar e ansiosa pra começar a ler este (minha próxima leitura) .. A resenha ficou ótima !
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oie, td bem?
    Tenho lido muitos comentários positivos dessa obra, mas só costumo assistir a adaptação depois da leitura, antes me decepciono um pouco.
    Não sabia da continuação, vi no skoob semana passada.
    Concordo com vc ao dizer que as pequenas coisas são preciosas, pena que muitas vezes só percebemos isso tarde demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Gladys, espero que goste!!! Beijo

      Excluir
  20. Oi Lú!
    Comecei a ler o livro na sexta-feira e não me aguentei de vontade de ver o filme... Já passei da metade do livro e ontem fui correndo no cinema! hehe
    Quase sempre considero os livros melhores do que os filmes, mas nesse caso ambos estão perfeitos!
    A resenha ficou ótima... E também estou doida pelo próximo livro.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que vc já viu e que bom que tá tudo lindo... Obrigada pelo comentário, Rochelle, Beijão

      Excluir
  21. Não vou assistir ao filme por agora, mas depois. O livro, tenho a maior vontade de lê-lo, ainda não o tenho mas pretendo adquirir, e sempre penso nisso que você colocou na sua resenha: "... pode ser tarde demais para dar valor ao que nos é sempre tão seguro e previsível na vida." Só essa frase já me ganhou por completo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/ Que bom que gostou!!! Vi hoje que tá baratíssimo na internet... beijo e obrigada pelo carinho de sempre...

      Excluir
  22. Tenho lido algumas resenhas em relação a esse livro, e vi que ele está dividindo opiniões. Particularmente, gosto de histórias em que rolam essas experiências extracorpóreas, pois elas sempre nos deixam reflexões interessantes. E acho que a grande lição é essa que você colocou: Temos que fazer as coisas agora, pois o depois pode ser tarde demais.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Nardonio, bjo

      Excluir
  23. Concordo com vc Lu! Não é questão de ser Maria vai c as outras, é mais q se todos estão lendo e gostando é pq deve ser bom msmo neah! hahaa
    Qro mto ler esse livro tbm!
    Pretendo lê-lo antes de assistir o filme, mas como só vou assistir o filme em casa (pq n gosto de ficar chorando no shopping!haha) ainda tenho umas semanas p conseguir adquiri-lo..^^
    Gostei de saber q ele é tão intenso qnt eu imagino q seja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, sou feito vc, só choro em casa, kkkkkkkk Beijo e obrigada!

      Excluir