Asaari - L. S. Bertolino

Livro: Asaari
A Lenda de Arion #2
Autor: L. S. Bertolino
Número de Páginas: 275
Editora: Perse 
Compre aqui.


Sinopse: Dois meses se passaram desde a batalha que destruiu a cidade de Comoska. Arion e Ana têm uma nova chance de voltar para casa e o Círculo inicia mais uma missão perigosa. Skan está silencioso como nunca e seus planos são tão incertos quanto o futuro do grupo de Caça-lobos. Há algo de estranho no ar. Os tempos tornam-se cada vez mais sombrios e, nesta nova jornada, Arion descobrirá o verdadeiro motivo por trás da sua vinda àquele mundo; e os segredos, que o tempo ocultou sob uma grande camada de mentiras, serão enfim revelados, transformando a vida do garoto de uma forma inimaginável. 

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.
Facebook | Twitter | Skoob | Capinhas da Lu

Oi pessoal!

É com muita alegria que trago hoje para vocês um livro que esperei por muito tempo e que, quando tive em mãos, me deu uma das maiores alegrias, por conter meu nome na capa. Vocês podem fazer ideia do que seja isso, foi um dos momentos mais felizes desde minha primeira resenha.

Pois bem, falo de Asaari, de Lucas Bertolino e publicação da Editora Perse (se quiser saber mais, pode clicar aqui e ver a resenha do livro anterior). Asaari é a imediata continuação do Círculo, livro que conta a história de Arion, um menino órfão, que sofre muito no lugar onde vive, até que um belo dia ele passa por uma espécie de portal e vai viver em um outro mundo, na companhia de sua pior inimiga, a Ana, aquela que faz de tudo para que ele sofra. Os livros são parte de uma série chamada A Lenda de Arion e que nos faz viajar por outro mundo, onde as aventuras são perigosas e as amizades grandes.

Bom, agora se passaram dois meses desde que a grande batalha destruiu a cidade de Comoska e finalmente Arion e Ana fazem parte do Círculo. O Círculo é formado por um grupo de guerreiros, que combatem os Caçadores, seres muito fortes que um dia foram humanos, mas que hoje vivem de morte e sangue; eles são quase invencíveis. O grupo está unido, mas como entende a necessidade de Arion e Ana retornarem ao seu mundo, eles se disponibilizam a deixar sua terra para trás, para ajudá-los a encontrar o caminho de volta. O problema é que o grande vilão da história, Skan, está formando cada vez mais caçadores e a permanência num mundo sem guerra está se tornando impossível. Por onde quer que andem deparam-se com um povo sofrido e miserável. O grupo avança em busca de seu destino, mas com frequência enfrentam medo e batalhas. Isso tudo deixa o livro eletrizante.

Eu sabia, de algum jeito, que o que vinha escrito naqueles papéis era tudo aquilo que eu e Ana havíamos impedido de Caça-Lobos tentar salvar em sua terra natal. Quando elas chegavam, eu me sentia um grande monte de lixo.

Assim que comecei a leitura, imergi em uma grande aventura. O livro está muito bem organizado e orientado, mas por começar imediatamente de onde o outro parou, aconselho que O Círculo seja lido antes. O tempo todo somos levados por atos de pessoas que não sabemos se são leais, se são confiáveis; mas que chance tem alguém que não tem nada e ninguém? Há sempre algo estranho no ar e a jornada em busca de casa levará nosso amigo Arion a descobrir o verdadeiro motivo por trás de tudo.

Para onde havia ido aquela pessoa que sobrevivera por um ano inteiro no internato Flerris sozinho, sem amigos, sem familiares, aguentando cada insulto e castigo que vinha de Agatha? Quando cheguei neste mundo, eu havia perdido algo importante e agora eu havia entendido o que era. Desde quando eu precisava seguir ordens? Desde quando eu ficava me escondendo atrás dos outros e tinha medo de assumir minhas próprias responsabilidades? Esse não era eu.

O que é mais interessante em tudo o que li dessa segunda (e incrível) parte é que os personagens secundários são parte frontal da escrita. Os amigos são leais, mas as batalhas fazem com que eles sigam um caminho de desconfiança e de tumulto em torno da esperança que tanto Arion quanto Ana têm de voltar para seu mundo, deixando todo aquele desassossego para trás.

Outra coisa muito interessante foi que no primeiro livro somos presenteados com a grande mudança de Arion, que era um mero menino incapaz de mudar sua vida e suas desgraças, agora é um guerreiro determinado a mudar seu destino. A grande sacada do autor é que ele faz disso um propulsor para o que ele ainda vai passar durante o desenvolvimento do enredo e que fará o leitor se surpreender, tanto com os avanços, quanto com as desilusões.

O autor desenvolve com brilhantismo um vocabulário enriquecido, mas em momento algum desgastante ou difícil, e essa é uma das características que fazem de Lucas Bertolino um grande escritor. A propósito, não posso deixar de registrar aqui a beleza da edição e da revisão, onde é possível ler o livro inteiro sem encontrar erros.

Outro fato importante, que não posso deixar de dizer, é que sinto uma imensa dor quando me deparo com um trecho desses: “Você está adquirindo um livro de produção independente. Toda propaganda, ilustração e despesas foram de responsabilidade do escritor. Então, muito obrigado. Saiba que está contribuindo para a realização de um sonho...”; acredito que, como leitores e blogueiros, temos a missão de apoiar a nossa literatura, em especial esses novos escritores, que não sei porque ainda não conseguiram uma editora que engrandeça seus trabalhos. Acredito, de verdade, que esse autor merece ser publicado por uma grande editora, pois seus textos são belíssimos e muito bem escritos. Fica aqui meu apelo e minha torcida.

Bom, se você gosta de livros com muita aventura, se quer presentear um amigo que adora esse estilo, indico com alegria, tanto O Círculo quanto Asaari, pois eles contêm uma essência plena de uma grande história permeada por momentos de muita alegria e intensas batalhas.

Talvez somente hoje eu tivesse percebido que lutar por alguém ou por alguma coisa sempre iria demandar um grande sacrifício, uma parte grande demais de você mesmo que você só perceberia a dimensão quando tivesse que se desprender dela.

Até a próxima!

A Lenda de Arion.
02. Asaari;
03. O Senhor do Exílio;
04. O Livro dos Dons.

Postagem válida para o Top Comentarista outubro.


25 comentários

  1. Não curto muito livros nesse gênero, mas amei a forma com que você falou do livro, e isso sem duvida me dá um incentivo para ler... Parece ter uma história bem emocionante mesmo e ser bem agitada... Gostaria de parabenizar o autor, pois realmente é bem difícil conseguir publicar um livro, ainda que por uma editora não tão grande, e desejo muito sucesso! Ele ainda vai conseguir chegar mais longe... Apoio incondicionalmente os autores nacionais, pois eles merecem por toda a garra que tem... Eu estava procurando o que poderia dar de presente de natal pro me irmão... Acho que agora já achei... Tenho certeza que ele vai gostar...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Loly... o bom que vc já achou uma dica de presente de Natal, kkkk Obrigada! Beijo

      Excluir
  2. Ainda não li o primeiro livro dessa série, parece ser ótima, curto bastante história com muita aventura , fiquei bastante interessada em ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, que bom que te interessou. Obrigada pelo comentário, ;)

      Excluir
  3. Não tinha ouvido falar dessa série ainda,mas achei a premissa dela bem bacana.
    Só não sei se é uma leitura que ia me prender mto,até gosto do gênero mas estou mais pra romances ultimamente rsss
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, te entendo perfeitamente, também passo por essas fases... e também, né? Temos tido tão bons romances publicados ultimamente que fica até difícil, encaixar algo diferente na lista das leituras... Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Oii Lu :]
    Lembro de ter lido a resenha do primeiro livro e ter ficado encantada com a forma que o autor conduziu a história. Claro que fiquei mais encantada ainda com esse livro, ele parece que vai ser daqueles que você começa e não quer parar até chegar ao fim, e olha, não costumo ler livros desse gênero então fui uma surpresa pra mim ter gostado tanto. Realmente Lu, as editoras deveriam dar mais chances para nossos autores.. Passei a conhecer mais os livros de autores nacionais na bienal desse ano, e olha, de todos os livros que eu trouxe de lá esses (nacionais) foram os que mais me surpreenderam, e dá um certo orgulho saber que esses autores estão se destacando tanto :]
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, vc tem toda a razão... Como temos bons escritores, né? Muitas vezes precisam só de uma pequena lapidação, umas dicas e seus livros se tornariam best sellers... Obrigada pelo comentário, beijo!

      Excluir
  5. Gostei de saber que o autor teve a cara e coragem de investir em sua obra. Com certeza vou querer ler e prestigiar a história. Pois não são todos que conseguem isso. E todos merecem uma chance, mesmo que seja ínfima. E além disso... Aventura é comigo. Amo isso. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, que bom que adora uma boa aventura... Não tem como errar, né? Beijo e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  6. Não conhecia o primeiro livro, então acho que, por isso, me surpreendi tanto com a resenha desse segundo. O enredo tem todas as características que me encantam, então, acho que vou adorar a leitura.
    Outro fator que me interessou no livro foi o brilhantismo no vocabulário. Eu adoro livros assim.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi... Que bom que agucei seu interesse! Obrigada pela confiança e pelo comentário, beijo

      Excluir
  7. Não lembro de ter lido aqui sobre o primeiro livro, creio que não. Mas, gosto muito e fico maravilhada com isso que você está fazendo, dando valor a autores como ele. Algo maravilhoso! Amo aventura e ação, creio que gostaria desse livro e amei a capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, que bom que se interessou. Também acho as capas lindas e seguem um padrão bem bonito. Ah, todas as folhas dos capítulos são ilustradas, o livro é mesmo bem bonito. Beijo e obrigada!

      Excluir
  8. Fui correndo ler a resenha do primeiro livro pra poder saber do que se trata a história e fiquei encantada, com aquela necessidade de ter os livros pra eu ler sabe. A história parece ser maravilhosa, com ação, aventura, tudo que eu gosto. Esse livro tinha que ser divulgados por todos para que todo mundo possa conhece-lo, porque realmente os autores nacionais precisam ter mais destaque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, concordo com vc e por isso apoio sempre que posso. Viva os escritores nacionais! Obrigada pelo comentário! Beijo!

      Excluir
  9. Anônimo11/09/2014

    Legal esse tal de círculo e sobre outro mundo e com guerreiros *-*, parece ser um livro bem de guerra mesmo e com inimigos e bastante ação e batalhas, tem quatro livros a série e tomara que não fique enjoativa, já que o protagonista vai crescendo e mudando o seu jeito e suas ações com o mundo em que se está batalhando.
    Gostei bastante e vou procurar mais sobre a série.
    Beijos Katielle, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela confiança e pelo interesse, Thayna... Beijo! ;)

      Excluir
  10. Não curto o gênero, mas, apesar disso, to sempre lendo resenhas que são positivas e não posso negar que isso me causa curiosidade. E foi o que aconteceu agora.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lú...
    Gosto de livros do gênero, mas confesso que a descrição deste não me atraiu. Mesmo sabendo que é continuação de outro.
    Mas se voce gostou, quem sabe um dia...

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leticia, obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. Olá, Luciana.

    Essa parece ser uma leitura bem divertida. Não conhecia o livro e nem o autor e adorei saber mais a respeito dele. Fiquei interessada em ler A lenda de Arion.
    Imagino como deve ser ruim ir pra outro "mundo" com sua pior inimiga.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, o livro é sim divertido e cheio de momentos legais. São muitas as reviravoltas... Obrigada pelo comentário, beijo

      Excluir
  13. Nossaaaaa que resenha, eu ainda não tinha ouvido falar do livro, e nem do primeiro que eu me lembre, corri lá para ler a resenha também hehehe, historia parece ser ótima, eu adorei, pretendo ler eles assim que possível.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir