27 de novembro de 2014

O Portão Dourado - Paullina Simons

Livro: O Portão Dourado
O Cavaleiro de Bronze - Livro 02
Autor (a): Paullina Simons
Número de Páginas: 432
Editora: Novo Século
Compre aqui.
 
Sinopse: No início da guerra, em 22 de junho de 1941, o dia em que Alexander e Tatiana se conheceram, havia três milhões de civis em Leningrado. Na primavera de 1942, apenas um milhão de pessoas permaneciam ali. E o cerco não havia terminado. Depois de deixar Tatiana e Dasha Metanova dentro de um caminhão que seguia pela Estrada da Vida com destino a Molotov, Alexander não tinha nada além de esperanças. Não havia uma única correspondência sequer de Dasha ou Tatiana, nada que indicasse que ambas haviam chegado em segurança a seu destino. Na segunda parte de uma das maiores sagas de amor de todos os tempos, será praticamente impossível conter a emoção ao acompanhar a busca obstinada do ilustre oficial do Exército Vermelho, Alexander Belov, por sua Tatia. E ainda mais arrebatador presenciar se eles conseguirão viver esse intenso amor diante de tantas ameaças, em meio ao cruel cenário da Segunda Guerra Mundial.

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.

Oi pessoal!

A resenha de hoje é de O Portão Dourado, segundo volume da série O Cavaleiro de Bronze, publicação da Editora Novo Século. Escrito por Paullina Simons, uma Russa que já morou em Londres, Dallas e Roma, mas hoje vive em Nova York com o marido e quatro filhos. Estou muito surpreendida pela qualidade desse segundo livro e vou contar para vocês o que achei dessa leitura.

OBS.: A resenha poderá conter spoiler do primeiro livro, se quiser saber mais sobre ele, tem resenha clicando aqui.

O livro conta a história de Tatiana e Alexander, ou melhor, segue com a história deles dois, que agora estão ainda mais separados pela terrível Segunda Guerra Mundial, que assola toda a Europa e, particularmente a Rússia, que é onde eles vivem. Tatiana conseguiu escapar de Leningrado, com ajuda de Alexander, mas durante a travessia perdeu e perdeu-se... Com a saída de Leningrado, se foram sua integridade física e moral, mas passou... Agora ela vive em Lazarevo, um vilarejo que parece não sofrer tanto com as agruras da guerra, devido aos recursos rurais e a companhia de umas velhas parentes, que abusam de sua bondade, mas lá ela está segura, esperando notícias de seu amor.

Depois de seis meses de espera; Alexander por uma carta, Tatiana por uma visita; Alexander chega ao povoado sem nem ao menos saber se encontraria alguma das irmãs Metanov ainda vivas. Então Tatiana e Alexander se reencontram e não podem deixar de lado o que aconteceu entre eles, mas o problema é que a vila toda acredita que Alexander foi até lá pela irmã de Tatiana, a Dasha. Alexander reuniu tudo o que lhe sobrou e não deixará que o que os outros pensam, sirva de empecilho para os dois. Tatiana reluta em deixar a verdade transparecer, ela é bondosa e faz todo o serviço para as mulheres da casa, desde os mais simples afazeres até os mais pesados e estafantes. E claro que Alexander ao ver aquilo, começa a reviver tudo o que passaram, quando ele assistia Tatiana sendo tratada com tanto desprezo e maldade e agora ele não deixará por menos, tira a moça da casa e casa-se com ela, no estilo mais “vem cá minha nêga” fazendo com que ela seja sua, do modo mais pleno.

O casal passa por lindos momentos em sua lua de mel. Juntos, passam a viver em uma cabana à beira do rio, que era dos avós de Tatiana, e lá vivenciam momentos de muita entrega e ardor. O tempo passa e a dispensa do capitão acaba, por fim Alexander tem de voltar ao front e junto com ele vai o coração de Tatiana. Antes de ir, ele faz com que ela dê sua palavra de que jamais irá atrás do marido, aconteça o que acontecer ela não se arriscará de jeito nenhum. No entanto, Tatiana, a Tatia de Alexander, não é uma mulher que foge à luta e muito menos sofre por causa de bombardeios. Aquela menina, que era destemida e forte, tornou-se uma mulher admirável, ainda mais corajosa e detentora de seu destino ao lado do que quer. A dúvida que tenho é: esse amor sobreviverá à Guerra?

Estou muito feliz com esse livro, são raras as vezes que leio uma sequência que fica muito superior ao primeiro livro. Se eu já havia me encantado com o começo dessa história de amor, permeada pela segunda guerra, imaginem quando um homem se torna o “príncipe” mais lindo e corajoso, atencioso e cuidadoso... Né? Nem vou falar mais nada, senão precisarei ligar o ventilador no turbo, kkkkk

A narrativa está muito mais envolvente, fluída e as cenas hots são lindas e são várias. O foco principal é o amor vivido pelos dois e não mais tanto os fatos históricos e a sobrevivência, claro que eles estão ali, mas agora como pano de fundo. A bondade, a inteligência e a perspicácia de Tatiana são ainda mais evidentes, ela é uma personagem admirável, daquelas que dificilmente sairão de nossa memória. As trocas das cartas entre ela e Alexander nos dão aulas de história e de convívio, no meio dos destroços físicos e emocionais. Adorei os momentos de diversão e perspicácia de Tatiana, que nos brindou com inúmeros momentos engraçados.

A obra é uma beleza e mereceria cinco estrelas e uma nota especial, se não fossem tantos os erros de revisão, que em alguns momentos atrapalharam a leitura e me deixaram um pouco perdida. Mas, quanto ao restante, nada posso reclamar, pelo contrário, é um livro que merece ser lido e destacado. Peço à editora que não demore em publicar o restante, pois aguardo ansiosamente o desfecho dessa história de amor em meio ao cenário desolador da guerra.

Leiam, divirta-me, aprendam com Paullina Simons e o Cavaleiro de Bronze.

Beijo e até a próxima!

Série O Cavaleiro de Bronze:
02. O Portão Dourado - Livro 2;

Postagem válida para o Top Comentarista novembro.


26 comentários

  1. Estava doida por este livro. não via a hora de poder ler esta continuação. Espero que continue emocionante como o anterior. E ainda continuo torcendo e muito pelo casal. A esperança é a última que morre. Então vou esperar por um final feliz pra eles.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, concordo com vc, um bom final vale tudo... Mas pelo jeito que a coisa vai, eles ainda viverão muitas aventuras e muito amor juntos... Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Ainda não li o primeiro livro, essa série parece ser ótima, fiquei doida pra conferi essa história de amor em meio ao cenário desolador da guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, leia o primeiro já com o segundo na mão, não faça como eu que fiquei esperando pelo segundo, que tá ainda melhor que o primeiro livro. Acho que vc vai adorar conhecer Alexander e Tatiana, beijo e obrigada pelo comentário, ;)

      Excluir
  3. Não sabia dessa série e já adorei! Gosto muito de qualquer tipo de história que se passe na segunda guerra, e história de amor melhor ainda. O casal da casal da capa me lembrou o casal da capa de A verdade sobre nós, se não for o mesmo ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nathalia, verdade, sabe que só depois que vc falou é que eu percebi, kkkk... Vai aí uma dica preciosa, pra quem (feito eu) adora história e um grande amor... Beijo e obrigada pelo comentário, ;)

      Excluir
  4. Agora estou sofrendo e torcendo para que nada aconteça com eles e sobrevivam a guerra e fiquem juntos! É uma das séries que quero ler, e fiquei maravilhada por ser melhor do que o primeiro, muito raro isso ocorrer hoje em dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, verdade que o segundo livro esteja ainda melhor, mas acredito que seja porque aqui no Brasil tenham fracionado o livro em dois, por isso o grande e lindo final (que seria do primeiro) aqui ficou no segundo... Sei lá, o povo complica, né? kkkkkkkk Beijo e obrigada!

      Excluir
  5. Oi Lú...
    Adoro personagens fortes, e essa parece ser uma.
    Não li o primeiro livro, mas como acho que vou acabar demorando para ler, arrisquei ler a resenha, mesmo com o risco de spoiler..
    Tenho certeza que é uma ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, eu indico sim, muito, pra quem adora um romance histórico, com grande carga de fatos reais e muitas aventuras, bombardeios e feridos de guerra.... Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Quando bati o olho nessa capa me lembrei do livro A verdade sobre nós.As fotos foram tiradas no mesmo ensaio fotográfico provavelmente,pois estão até com a mesma roupa rsss
    Não me encantei com a sinopse,não acho que vá gostar,ainda mais por ser uma série.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Suelen, quanto a capa é verdade sim, kkkk eu percebi também... Economia, será? kkkk Beijo e obrigada pelo comentário...

      Excluir
  7. Oiee.
    Gostei muito da temática do livro, amor em meio à guerra sempre me instigou curiosidade, mas não sei se é uma leitura que quero começar agora, acho que o momento que estou vivendo pede outro tipo de leitura, mas não vou dispensar essa. No futuro com certeza vou querer ler.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iêda, isso mesmo, a gente deixa e uma hora o livro nos fisga, kkk Beijo e obrigada por sempre participar com a gente aqui ;)

      Excluir
  8. Oi, Lu.

    Já li uma resenha do primeiro livro e te falo que não fiquei muito empolgada com ele. Não sei, esses livros com guerra não me atrai muito e eu acabo nem lendo. Mas que bom que você se surpreendeu demais com o segundo, é tão bom quando a sequencia nos prende. Eu não tenho dado tanta sorte com as sequencias ultimamente.

    Paradise Books BR


    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, verdade amiga, as sequencias não têm se mostrado muito legais, né? às vezes leio o terceiro mais por obrigação... Mas com essa série eu tô super empolgada, adorei cada instante. Beijo e obrigada!

      Excluir
  9. Não gostei muito logo de começo pois se narra em uma época mais ou menos longa.
    Nunca li nada da série Cavaleiro de Bronze, apesar da capa ser bem linda, nunca a vi por ai.
    Acho meio chato histórias de amor que ocorrem em guerras, achp aquela época bem parada e meio sem aquela coisa
    da atração mesmo.
    Mas posso acabar mudando um pouco meu conceito, seus elogios foram bem eficazes. Gostei também que Tatiane se torna forte e corajosa e tenta manter
    o amor mesmo na guerra.
    Que bom que a série evolúiu e não decaiu.
    Beijos Lu, ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayna, o que vc falou sobre a época é verdade, muitas vezes temos muito contexto histórico e pouco da ação dos personagens que nos faça ficar instigados pelo que vai acontecer com eles. Mas nesse livro é diferente, a autora sabe muito bem dosar, tanto a carga histórica, quanto a dramática e até mesmo a quantidade de risos que damos ao longo da leitura... Talvez por isso o livro fique com uma quantidade numerosa de páginas, por ter muito conteúdo. Espero que um dia vc se arrisque por um bom livro histórico, que te faça virar fã, como eu virei... Beijo e obrigada pelo comentário, bem legal...

      Excluir
  10. Oii Lu!

    Amo romances de época, principalmente quando se passam no meio de uma guerra. É onde as história de amor ficam mais sofredoras e ao mesmo tempo linda.
    Ainda não li nenhum dos livros, e confesso que quando iniciei a resenha eu imaginei que a Tatiana seria uma protagonista que em determinando momento do livro iria me irritar por ser boazinha ou boba demais, bem, me surpreendi !
    To torcendo por eles, e por esse amor que realmente é lindo ;)
    Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, ela até começa boazinha, mas a vida mostra que nem sempre podemos continuar sendo quem queremos e sim, quem devemos ser por força das circunstâncias. Acho que vc vai gostar muito dessa série, já leia o primeiro com o segundo engatilhado, kkkk Beijo e obrigada pelo carinho de sempre ;)

      Excluir
  11. Sou doida pra ler essa série, apesar de o tema não ser o meu favorito e livros sobre guerras tendem a ser tristes e eu corro leituras tristes... esse é o meu impasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Jois, é uma leitura profunda e bonita... EU sou bem chorona e não chorei em nenhum momentos dos dois livros, mas a gente fica pensando sobre as coisas, sabe? Bom, eu indico, adorei... Beijo e obrigada pela participação constante aqui com a gente ;)

      Excluir
  12. Quanto ao enredo, eu fiquei muito curioso. A Segunda Guerra Mundial sempre rende bons livros. Com um romance e uma dose de saudade então... Certamente o livro tem tudo para me agradar.
    Quanto aos erros, sinceramente, já espero isso da Novo Século. Já perdi a conta de quantos livros deles eu já li com diversos erros de revisão.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, verdade, essa sobre o que vc disse da revisão, uma pena mesmo... Quanto ao livro, é surpreendente bom, embora tenham dividido em dois aqui no Brasil. Agora é esperar pelo próximo, que acho que será tão bom quanto os anteriores. Beijo e obrigada pelo comentário, muito legal...

      Excluir
  13. Ainda não conhecia essa série, mas fiquei muito curiosa... Nunca li algo parecido com esse enredo, de um casal que precisa lutar pelo amor em meio à guerra, e tenho certeza que deve ser lindo demais... Já gostei dela, por ser tão determinada e lutar pelo que quer... Sem falar nele, que estou completamente apaixonada só pela descrição que você fez... Uma pena que hajam tantos erros, isso incomoda bastante na hora de ler... Apesar disso, quero muuuito ler! Só vou esperar sair o terceiro antes de comprar todos...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/ que bom, Loly, que vc se interessou... Eu confesso que comecei o primeiro livro meio que na obrigação, mas se tornou um dos meus queridinhos, os personagens são mesmo inesquecíveis e cheios de uma garra, uma coisa que só se forja nos momentos difíceis, sabe... Aguado ansiosamente o próximo livro. Beijo e obrigada pelo carinho se sempre *-*

      Excluir