A Bailarina Fantasma - Socorro Acioli

Livro: A Bailarina Fantasma
Autor: Socorro Acioli
Número de Páginas: 182
Editora: Biruta
Compre aqui.

Sinopse: O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia de sua inauguração . Parece inacreditável que seja possível sentar nas mesmas cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu de presente essa jóia de arquitetura. Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para estrutura da sala de espetáculos, indica o Theatro José de Alencar como uma de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros. Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não é diferente. Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo do seu hálito gelado. A bailarina fantasma tem algo a dizer e uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir. 

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.

Quanto pode caber em um único dia! Em vinte e quatro horas, poucos minutos podem transformar completamente uma vida inteira.

Olá, como vão? O Natal está chegando e aqui vai uma ótima dica de livro para presentear...

A resenha de hoje é de um lindo livro chamado A Bailarina Fantasma, da escritora Socorro Acioli. Nascida em Fortaleza, Ceará, é jornalista com mestrado em Literatura Brasileira. Morou também na Alemanha onde, através da bolsa da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique (Alemanha), pesquisou sobre personagens na literatura infantil e juvenil. Com seus livros infantis, recebeu inúmeros prêmios nacionais.

Este lindo livro aliou duas das coisas que eu mais gosto. Uma bela história de amor e a própria história real de um lugar tão bonito e importante, que é a história do Theatro José de Alencar.

Todo este rico universo chega até nós através de Anabela, a doce e inteligente filha do arquiteto Marcelo, responsável pela restauração do teatro. Ao iniciar seu trabalho, entusiasmado e feliz, Marcelo, que tanto se preparou para tal tarefa, está realizado em ser o escolhido para tal feito e, para comemorar, leva a filha Anabela e sua melhor amiga, Luciana (bonito nome, né?) para assistir ao espetáculo de ballet, Giselle.

Marcelo era daquelas pessoas que acreditam no trabalho das mãos... Diziam que Marcelo era louco, estranho, excêntrico por viver com a cabeça em um tempo que não volta mais.

Em meio à linda apresentação, Anabela vê uma encantadora bailarina descalça com os cabelos soltos e um lindo vestido azul, que flutua pelo palco. Ela é a bailarina fantasma do teatro.

Sua amiga Luciana, que quer ser jornalista, não perde tempo e vai em busca de relatos de antigos e atuais funcionários, que um dia já tiveram contato com a bela figura, envolta em mistério e com ar tão triste e abatido, apesar da esplendorosa beleza. Assim, temos várias entrevistas que se aliam ao relato da amiga Anabela, que tornam-se micro-histórias dentro do relato principal, deixando tudo ainda mais interessante.

Não há um só lugar daquele teatro que não tenha a nossa marca. Cada rosto pintado ou esculpido no teto, nos detalhes de ferro, cada um era testemunha de nosso amor secreto. Buscávamos esconderijos para deixar bilhetes, ou para uma conversa rápida e feliz.

E assim começa a encantadora e deleitosa história da vida da bailarina que nasceu e morreu no Theatro José de Alencar. É uma obra rica e bela, tanto física como emocionalmente. Indico com muita alegria e verdade a leitura desta obra. Nela não falta nada que um grande livro deve ter. São 177 páginas de muita beleza e criatividade, aliada à história de um dos locais mais belos e importantes do país. Com um relato vivo e verdadeiro, sem deixar de ser leve e inebriante, a autora nos conduz velozmente a um final lindo e simples, onde a emoção e a surpresa são predominantes.

Você não pode deixar de ler este livro tão lindo. A edição e publicação da Editora Biruta é uma joia rara. Não há erros e sobra beleza, em suas lindíssimas páginas ilustradas. Não há como não se encantar com uma preciosidade dessas. Para nós que vivemos e convivemos com as páginas dos livros (que atualmente deixam tanto a desejar), é um verdadeiro deleite ter um livro desses em mãos.

Uma linda história, maravilhosamente bem contada e ilustrada.

Não perca! Prestigie os autores nacionais!

Parabéns autora e editora.

Obs.: Assim que acabei a leitura, fiquei pensando e questionando se a história da bailarina era real ou se era algo criado pela autora para escrever o livro. Para meu deleite, achei isso aqui: http://www.fortalezaemfotos.blogspot.com.br/2012/03/o-fantasma-da-bailarina-do-teatro-jose.html e percebi que não só é real, como a autora conseguiu nos deixar ainda mais inseridos num fato histórico tão legal.

Um breve instante de amor apaga uma eternidade de tristezas.

Até a próxima!

Postagem válida para o Top Comentarista dezembro.


31 comentários

  1. Nossa, que coisa! Ela usou algo que é bem inacreditável para dar vida a sua história. Meu problema é com fantasmas, não gosto de livros que os tenham, só gostei de A Mediadora, fora ele não gostei de nenhum, mas esse seria outro que gostaria de ler e saber se vou gostar ou não, fiquei bem curiosa por tudo. Ainda mais um teatro brasileiro. Incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, sou até suspeita pra falar, esse livro é incrível e muito lindo... Não tem como não amar... Espero que leia e que goste, beijo

      Excluir
  2. Nossa, que bacana!
    Acho que nunca li uma trama nacional assim e gostei muito. Aliás, essa mistura de romance com história costuma dar muito certo. Infelizmente não vemos tanto a valorização do patrimônio nacional nas obras literárias, ou quando vemos, é sempre sobre a mesma coisa.
    Dessa vez, fiquei com a impressão de que o livro é diferente e positivamente surpreendente.
    Obrigada pela dica!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, o livro é mesmo incrível, escrito com grande maestria... Beijo e boa leitura, obrigada ;)

      Excluir
  3. Oi, Lu.

    Esse livro já me chamou a atenção pelo título, adorei ele. A capa também é super interessante. Nunca fiz Balé, mas era uma atividade que tinha bastante interesse. Gosto muito de romances e espero em breve ter a oportunidade de ler este livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, assim como eu, acho que vc vai amar esse livro. Espero que leia em breve, beijo e obrigada ;)

      Excluir
  4. Esse livro tem tudo para me ganhar, de verdade. Gostei da premissa e da questão de ser baseado em fatos. E o fato de ter uma autora brasileira só me dá mais vontade de ler. Sem dúvidas já está na minha lista de leituras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!! \o/ obrigada pela confiança e carinho de sempre... Espero que goste do livro tanto quanto eu gostei, beijo

      Excluir
  5. Anônimo12/12/2014

    KKKK, lindo mesmo o nome Lu :D
    Que tenso, essa bailarina fantasma, juro que imaginei uma obra prima, olhe bem para a descrição. Ballet ainda? Imaginei um anjo dançando.
    Bem legal o enredo, de como elas querem descobrir como foi a morte e o que levou, da bailarina.
    Achei demais ter páginas ilustradas, me criou mais expectativas.
    A capa não é tão bonita, mas fora isso, o conteúdo parece dar conta de tudo. Nunca li nada da autora, mas pretendo :)
    Abraços Luciana,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thayna, por sempre estar aqui colaborando com a gente e por ter gostado da resenha... Beijo ;)

      Excluir
  6. Já tem um tempo que vi esse livro em um blog e me interessado por ele, mas acabei me esquecendo hehehe. Mas não sabia sobre ser baseado em fatos reais. Torna o livro ainda mais interessante de ler. A edição está belíssima mesmo e agora coloquei nos meus desejados para não esquecer mais heheh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, Sil, tomara que vc leia logo e ame o livro da mesmo forma que eu... Beijo e obrigada!

      Excluir
  7. Oii
    Ainda não tinha visto nenhuma resenha deste livro.
    Adorei a história, fiquei curiosa para ler. A capa é linda demais né.
    Adoro quando a diagramação também é bonita.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, o livro é todo de uma lindeza que chega a ser inacreditável, assim que vc puder, folheie ele em uma livraria, que vc vai concordar comigo... Aliás, todos os livros dessa editora são incrivelmente belos e bem feitos, quando junta com uma linda história, o que mais podemos querer, né? Beijo e obrigada pelo comentário...

      Excluir
  8. Para quem curte essa premissa deve ser uma boa.
    Nem todos os autores conseguem entrelaçar fatos históricos com ficção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys, verdade... Esse livro é muito bem feito, a autora consegue contar a historia real e ao mesmo tempo algo incrivelmente extraordinário... Beijo e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  9. Luciana querida parabéns pela leitura e pela resenha maravilhosa. Menina nem te falo, já li algumas resenhas mega positivas desse livro (elogiando a diagramação, história e narrativa) que achei o máximo encontrar sua resenha sobre ele. Pretendo ler assim que possível. Valeu demais pela indicação. Adoro ler livros que se baseiam na realidade, mas que não deixam a fantasia de lado. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, como fiquei feliz com seu comentário, seus elogios sempre melhoram meu dia! Obrigada mesmo, vale ler esse aí viu? Beijo e obrigada....

      Excluir
  10. Oi Luciana, tudo bom?
    Adorei a resenha, eu já ouvi falar muito bem desse livro, e tenho muita curiosidade em ler ele, tenho certeza de que vou amar, só pelo enredo já dá para perceber o quanto a historia é apaixonante, espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou, Camila, espero que adore a leitura tanto quanto eu.... Beijo e obrigada pelo carinho ;)

      Excluir
  11. Oi Luciana!
    Achei o livro muito bacana e prestigia a nossa história, tanto por descrever um pouco de obras lindas que o Brasil tem... Como pela resenha pude perceber que autora teve esse cuidado de dar detalhes reais, tanto do teatro como da história da menina fantasma que se passa nele.. O fato de ainda contar com uma diagramação cheia de detalhes e muito cuidadosa nos faz tbm ter mais vontade de ler o livro...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian, legal achar um livro assim, né? Espero que goste também, beijo e obrigada pelo comentário...

      Excluir
  12. Adorei a premissa do livro, com certeza eu iria adorar ler essa história e conhecer a beleza do teatro e da bailarina. Saber que há relatos dela de verdade deixa a história só mais interessante ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, tenho certeza de que vc vai amar esse livro, quando vc tiver ele nas mãos, vai entender, hehehe... Beijo e obrigada pelo comentário e pelo carinho de sempre ;)

      Excluir
  13. Oie!
    Nossa, parece uma história linda e triste. Quando li a sinopse achei que se tratava de alguma coisa de suspense. Também adoro obras que relatam lugares famosos, o livro parece bem curtinho né? E páginas ilustradas deixam a gente sempre mais feliz né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla, verdade o que vc disse sobre as ilustrações, eu também adoro! Recomendo muito esse livro, é um primor! Beijo e obrigada pelo comentário :)

    ResponderExcluir
  15. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, curto muito livros de autores nacionais e essa resenha me deixou ainda mais ansiosa pra conferi essa história que parece ser maravilhosa.

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu :}
    Confesso que a principio o livro não me chamou tanto a atenção, mas depois que li a resenha eu fiquei tipo "UAU", é realmente fantástico ..
    Sim, sempre vejo ligações de fantasmas a teatros antigos, e me interessei pelo livro exatamente por ser baseado em relatos reais. Fora que tenho a impressão que será uma história linda! Adoro livros ilustrados, e fiquei bem curiosa pra conhecer o livro por dentro ..
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Luciana, esse livro parece ser realmente lindo. Já ouvi falar muito bem da autora Socorro Acioli, mas ainda não conhecia este livro. Gostei de vários elementos: os relatos jornalísticos, o ballet, o fato dela falar sobre a história do Theatro José de Alencar. Parece ser um livro incrível!!

    ResponderExcluir
  18. Bom, não sou muito de ler livros nacionais, mas não consigo deixar de me espantar qual a quantidade de novos autores que estão chegando, com seus enredos que não deixam nada a dever... meu problema é com o fantasma, não gosto de histórias assim.

    ResponderExcluir
  19. Oi! Muito interessante esse livro, os autores nacionais estão de parabéns, representam bem o nosso país. Eu não sabia da existência dessa história da bailarina, acho que todos deveriam ter conhecimento, pois com ela vem a história do teatro. Achei mágica essa história, acho tão linda uma apresentação de balé.

    ResponderExcluir