O Resgate No Mar (Parte 1) - Diana Gabaldon

Livro: O Resgate No Mar - Parte 1
Outlander #3
Autor (a): Diana Gabaldon
Número de Páginas: 592
Editora: Saída de Emergência Brasil
Compre aqui.

Sinopse: Há vinte anos Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor da sua vida – Jamie Fraser, um escocês do século XVIII. Mas, desde que voltara à sua própria época, ela pensava que ele tinha sido morto na Batalha de Culloden. Agora, em 1968, que seu amado pode estar vivo. A memória do guerreiro escocês não a abandona... seu corpo e sua alma chamam por ele em seus sonhos. Claire terá que fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois?
Jamie, por sua vez, está perdido. Os ingleses se recusaram a matá-lo depois de sufocarem a revolta de que ele fazia parte. Longe de sua amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, o rapaz precisa retomar sua vida.
As intrigas ficam cada vez mais perigosas e, à medida, que tempo e espaço se misturam, Claire e Jamie têm que encontrar a força e a coragem necessárias para enfrentar o desconhecido. Nesta viagem audaciosa, será que eles vão conseguir se reencontrar?

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.

Oi pessoal, tudo bem? Se você não é leitor da Série Outlander e não leu os livros anteriores, peço que não leia a resenha por conter spoiler...

Hoje trago para vocês o livro da minha vida. Sim, você leu bem, esse livro é o melhor livro que já li na vida e eu ainda não sei bem se fiz uma coisa boa resenhando-o.

Encontraria Claire assim que morresse?, perguntou-se. Ou talvez, como esperava, seria condenado à separação por algum tempo? De qualquer forma, ele a veria outra vez; agarrava-se à convicção com muito mais firmeza do que abraçava os dogmas da Igreja. Deus a dera a ele; Ele a traria de volta.

O livro é a terceira parte de Outlander, chamado O Resgate no Mar (parte1), escrito por Diana Gabaldon e publicado pela Editora Saída de Emergência. Este livro está dividido em duas partes, coisa que jamais entenderei na vida. Não vejo motivo para tal rachadura, que tira totalmente a intenção da autora com o desfecho da história. Minha indignação é tanta que eu não posso deixar de mencionar que, além de totalmente desnecessária, essa divisão ainda prejudica o título do livro, que nessa primeira parte, em nada tem a ver com o conteúdo.

Estamos no século XX e Claire é uma mulher viúva, médica bem-sucedida. Tem uma filha de vinte anos, que descobriu ser também filha de um escocês que viveu há duzentos anos. Brianna então apaixona-se pela ideia de procurar o pai e, com a ajuda do jovem historiador Roger Wakefield, elas procurarão por Jamie. Depois de ter uma pista de que ele não morreu em Culloden, eles buscam incansavelmente por documentos que possam dar ideia de seu paradeiro. A alegria a cada descoberta é incrivelmente prazerosa, mas Claire começa a perceber que uma decisão terá de ser tomada.

Mesmo na certeza de seu amor incondicional por Jamie, e na esperança de que ele ainda viva, o temor da dolorosa passagem e a incerteza de achá-lo tornam-se obstáculos causadores de muitas dúvidas. Claire ainda terá que deixar para trás seu emprego, sua filha, sua vida… Terá ela coragem suficiente? A princípio, nem passa pela cabeça dela deixar a filha, mas conforme as pistas e as provas vão deixando claro que ela poderá rever seu amor, seu coração balança e ela deixa tudo para trás para passar novamente pela pedra. Brianna a incentiva e, mesmo com muita dor, elas se despedem.

Do lado de cá, o leitor tem certeza de que Jamie ainda vive e vamos seguindo como espectadores da vida dele durante esses vinte anos. A vida correu em paralelo e esses fatos conjuntos nos dão a noção do quanto o livro é bem construído. A autora nos leva pelo caminho da busca de sua filha e sua esposa, mas, ao mesmo tempo, conta o que ele passou nesses vinte anos de vida longe delas e conta a vida delas também.

Assim que Jamie se viu obrigado a salvar sua amada grávida, ele sobrevive à batalha de Culloden e também a todos os infortúnios que sofreu por seu um Highlander exilado. Não pensem que a vida foi fácil, para nenhum dos dois foi. Jamie sofre mais uma vez as agruras da prisão e dos castigos, embora a solidão tenha sido seu maior prejuízo. Simultaneamente, vemos a vida de Claire, de Brianna, de Roger e tudo o que eles vivem juntos nos extasia ao longo da leitura.

O que posso adiantar é que um reencontro é infinitamente melhor que um encontro. A vida que ambos levaram, as coisas que realizaram, mesmo separados, são o ponto alto do livro. Mas quando eles colocam os olhos um no outro, tudo se desfaz. É certo que não são mais os mesmos, mas o amor que os une está ainda mais forte e permanente. A autora deixou inúmeros ganchos para as continuações...

De cara, Claire descobre que a vida que Jamie leva não é nada calma (e como poderia, não é?) e o livro caminha para momentos de grande aventura e apreensão, fato marcante da história como um todo. Temos a participação de vários novos personagens e também alguns do passado que agora são adultos e participam ativamente da trama. Esses novos personagens e os novos acontecimentos nos deixam muito ansiosos pela continuação.

O livro é o melhor da série até agora, fiquei nas nuvens durante a leitura, me emocionei em vários trechos e meu coração descompassou em muitos outros. Chorei e ri como nunca antes, como eu tava com saudade desses dois!

Agora é esperar pela segunda parte e confiar nas novas aventuras que Jamie e Claire viverão juntos.

Beijo, obrigada por ter lido, até a próxima!

Série Outlander:
03. O Resgate no Mar (Parte 1);
03. O Resgate no Mar (Parte 2);
04. Drums of Autumn;
05. The Fiery Cross; 
06. A Breath of Snow and Ashes;
07. An Echo in the Bone;
08. Written in My Own Heart's Blood;

Outras capas:

   

 Postagem válida para o Top Comentarista junho.


16 comentários

  1. Oi Lu
    Quando vi que tinha postado a resenha vim correndo ler sua resenha. Ai, eu adorei essa série e ainda não recebi este, estou muito curiosa para ler.
    Seus comentários só me deixaram mais curiosa, ainda mais quando diz que este livro é o melhor. Quero logo ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, com certeza, esse é o melhor livro. Vc vai amar, vai chorar, vai morrer ainda mais de amores pela série... Espero que não demore a ler, que eu vou querer ler sua resenha pra ver se vc gostou tanto quanto eu. Beijo e obrigada pela visita ;D

      Excluir
  2. Luciana, não li a resenha porque pretendo ler a série e não gostaria de ter spoilers.
    Mas pelo pouco que vi você falou muito bem. :)

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah, sabe que essa coisa de spoiler anda me incomodando... Penso seriamente em não fazer mais resenhas de livros assim, que são continuação, pq fica muito difícil não afetar quem ainda não leu... Mesmo assim, obrigada pela visitinha ;) beijo

      Excluir
  3. Lu!
    Suspirei... apenas com a resenha...
    Nem acredito que ainda não li nenhum livro dessa série.
    Preciso urgentemente...
    Fico intrigada com essa passagem de tempo e o amor de Claire e Jamie ultrapassa o tempo.
    “A amizade não se busca, não se sonha, não se deseja; ela exerce-se (é uma virtude).”(Simone Weil)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiai... (suspiros...) Oi Rudy, eu achei que tinha lido os melhores livros até ler essa série. EU sou doida nessa história, mas sempre aviso que é quase um livro de História, pois a carga do que aprendemos com ele é enorme. Eu sei que vc gosta de livros assim, então acho que tá perdendo tempo, kkkkk Beijo, quando ler, me conta o que achou, ok? Beijão e obrigada pela visita :D

      Excluir
  4. Anônimo6/26/2015

    Cara eu olhei pra cama desse livro e já me desanimei total. Disse pra mim mesma que eu que não leria ele. Então, comecei a ler o livro com uma cara de bunda de quem estava querendo fazer outra coisa e não acabei ficando intrigada com a resenha e quando dei por mim já tinha acabado e estava querendo por mais. E muito mais. Porque cara velho, esse livro realmente parece ser muito bom. já estou desejando muito e vou mendigar ele de presente até conseguir ha, ha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liih, que bom que vc gostou também, beijo e obrigada!

      Excluir
  5. Como não li, nem assisti a série, e pretendo, preferi pular para os últimos parágrafos da resenha. Pelo que vi, a coisa só vem melhorando a cada volume lançado, hein?!?! Muito bom ver toda essa evolução em todos os sentidos. Não apenas em termos de trama, mas de narrativa também. Claro que vou querer ler/assistir muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardonio, acho que vc vai gostar muito da série, mas os livros são bem mais completos, como vc já deve saber. Não perca essa série, é ótima! Beijo e obrigada pelo comentário :D

      Excluir
  6. Quero muito ler essa série, mas vou esperar lançarem quase todos, não vou conseguir ficar esperando os próximos, vou ter de ler todos seguidos! E depois assistir a série, mas o problema é esperar ne! Pq até agora só lançaram 3, até lançarem o resto vai uns aninhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha, vc tem razão, essa espera mata a gente! Beijo e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  7. Eu tenho o primeiro volume dessa serie em minha casa e comecei já a ler a historia, mas parece que a faculdade viu que eu tava gostando e resolver ter semana de prova quando eu tava consegui pegar ritmo e ate agora não voltei a leitura. E preciso terminar o livro pra pegar a continuação e ver o que acontece com os personagens, se bem que lendo sua resenha já tenho uma noção mas quero ler o livro pra entender o que realmente aconteceu ^^ Quero me apaixonar pelos personagens como aconteceu com você e com todo mundo que já ouvi falar bem do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rissia, também não conheço uma pessoa que não goste dessa série, os personagens são maravilhosos, o enredo mega cativante... Espero que vc leia também, beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Hello!
    Essa série eu queria muito ler depois que fiquei sabendo que foi lançado na tv. Uma amiga amaaaa o Jamie Fraser! E já falou tanto dele que eu já gosto dele tb, hehe.
    Eu não tenho medo de livro grosso, mas essa série é bem exagerada hein?! Cada livro quase mil páginas não é nada fácil. Mas ainda quero ter a série toda pra mim, e só ando lendo resenhas positivas e todo mundo xingando que foi dividido em duas partes esse terceiro livro.
    Aposto que isso é para ganhar mais dinheiro, aiai...
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy, não dá pra entender o porquê de dividirem, né? Se a pessoa não gosta de leituras extensas, não vai ler mesmo que seja dividido... Também acho que é pra ganhar dinheiro, não vejo outra possibilidade... Beijo e obrigada pelo comentário! ;)

      Excluir