Dez Momentos - Ana Sparz

Livro: Dez Momentos
Autor (a): Ana Sparz
Número de Páginas: 424
Editora: Novo Século
Compre aqui.

Sinopse: Após dez anos morando nos Estados Unidos, Raquel retorna ao Brasil disposta a reinventar sua trajetória, mas seus planos podem não ser bem acolhidos por sua família tradicional e elitizada. Firmeza e estratégia entrarão em campo para evitar que o pai imponente conduza todos os destinos. Com tantos projetos em mente, Raquel não pensava em encontrar um novo amor tão cedo, mas o amor podia querer reencontrá-la...Haverá idas e vindas para superar percalços que surpreenderão leitores e personagens. Aprimoramento e inovação serão necessários para alcançarem seus objetivos e vencerem nos novos caminhos que se descortinarão diante deles, ou que precisarão desbravar por si mesmos. Toda a família terá o desafio de amadurecer para bem conviver e aceitar escolhas nada fáceis das jovens mulheres Raquel, Roberta, Heloisa e da carismática funcionária Berenice, que tem um segredo oculto no passado. O apoio da mãe e da avó será pontual, mas marcantes. O amparo de uns aos outros será emocionante e vital para a evolução do grupo. A narrativa contempla os efeitos do tempo e da fé nas pessoas e na busca da felicidade, abordando medos ocultos, aspirações veladas, determinação, superação e decisão de perdoar ou não graves deslizes. Há pitadas de civilidade, bom humor, suspense, sabedoria milenar e reflexão. Um livro para emocionar, pensar, rir e inspirar.

RESENHA por Katielle Borba.

Oi gente, tudo bem?

A resenha de hoje é sobre o livro Dez Momentos de Ana Sparz e publicação da Editora Novo Século.

A história de Dez Momentos tem início em 1995 com o retorno de Raquel Campos Lopes para o Brasil, mais precisamente em Bauru/SP. Ela está divorciada e decidiu retornar ao seu lar para começar uma vida nova. Raquel estudou odontologia por insistência de seu pai, mas trabalhou pouco tempo na profissão, agora que está de volta e quer explorar novas possibilidades. Durante a viagem seu carro estraga e no meio disso conhece o Dr. Pedro, alguém que será presença constante em sua vida.

Quando me deparei com este livro, não soube muito bem como avaliá-lo. Nunca tinha ouvido falar nesta autora, então, resolvi desbravar essas páginas. Para minha surpresa gostei muito da história, muito mesmo. Minha maior surpresa foi descobrir que a trama iniciava há 20 anos, no princípio pensei que não fosse gostar, mas me vi envolvida na história que autora criou.

Dez Momentos é narrado em terceira pessoa e posso defini-lo como um livro maduro. A protagonista, Raquel, tem 33 anos e começamos a acompanhar sua jornada em busca do sucesso profissional e do amor. A narrativa é envolvente e dinâmica; o livro tem muitos personagens, mas em nenhum momento me senti perdida durante a história, ao contrário, isso contribui para agilidade da narração, já que muitos personagens tem sua própria parte.

A história amorosa de Raquel e Pedro é um tanto conturbada; desde o início foi difícil para eles ficarem juntos. Porém conforme a história desenvolvia, problemas começaram a aparecer, problemas reais, principalmente da parte de Pedro, que guarda alguns segredos. Raquel sente atração por ele desde o início e quando tudo começa a se perder ela terá de ser forte para ficar ao lado do seu grande amor. Vocês podem estar se perguntando, o que aconteceu com eles, mas é claro que não irei contar, só adianto que é algo difícil de resolver e eles terão de ter fé e amor um no outro para serem felizes juntos.

Como a autora mesmo destaca 1995 é uma época completamente diferente da nossa, as pessoas eram diferentes e a cultura também. Tudo que acontece com Raquel e Pedro certamente seria resolvido de outra maneira se fosse em 2015. Confesso para vocês que eu não teria presença de espírito para lidar com todos os problemas deles.

Outro destaque bastante importante em Dez Momentos é a família. Gostei muito de todas as pessoas que cercavam Raquel, mas fiquei muito incomodada com a proteção que os pais tinham com ela. Mais uma vez entro no mérito do tempo, pois acredito que se fosse hoje em dia os pais não ficariam dando tantas opiniões como os dela davam. A família toda é chave importante para história, em muitos momentos senti que a história não tinha um personagem principal, pois a autora deu a devida atenção para cada um.

Enfim, gostei bastante do livro e da escrita da autora. Dez Momentos é um livro cheio de histórias que se entrelaçam, para que no fim tudo de certo. É um livro de amadurecimento, pois todos os personagens começaram de um jeito e terminaram de outro. É um livro que trata da fé e da busca das pessoas pela felicidade.

Leitura recomendada.

Postagem válida para o Top Comentarista outubro.


19 comentários

  1. Oie!!!
    Não gostei muito da sinopse pois achei comum e até mesmo um pouco sem graça, mas acompanhando a resenha o livro fica mais interessante.
    É ótimo acompanhar o amadurecimento dos personagens e quando ele faz algo você pensa: " antes ele não faria isso " kkk
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Achei a história interessante e sua resenha bem descritiva, mas não sei se leria o livro.
    Acho que essa coisa de retornos não chamam muito minha atenção.
    mesmo assim, anotei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Então Kati, não consegui me interessar pelo livro lendo a sinopse e apesar de você ter escrito uma resenha muito boa, não sei se leria este livro, pelo menos não agora que tenho outros na frente para ler. O livro contém muitas páginas (424) e por sua resenha deu pra perceber que possui uma história bem construída, quem sabe não considero ele no futuro. :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kat. Dez Momentos foi um livro que me desagradou desde a leitura de sua sinopse. Com a resenha, fiquei extremamente confuso com a premissa que a autora desejara passar com uma conturbação na vida de Rachel, seus problemas, seu sucesso profissional e seu amor. Repentinamente, ela conhece Pedro e, das cinzas, o amor surge entre os dois?! Não gostei.

    ResponderExcluir
  5. Apesar do livro aparentar ser legal, principalmente por conta da quantidade dos personagens, dando uma dinâmica maior para o livro, eu confesso que não me senti atraído pela a história. Não vi nada no livro que me despertasse atenção!

    ResponderExcluir
  6. Apesar do livro aparentar ser legal, principalmente por conta da quantidade dos personagens, dando uma dinâmica maior para o livro, eu confesso que não me senti atraído pela a história. Não vi nada no livro que me despertasse atenção!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati, tudo bem? Apesar de você ter recomendado essa leitura citando diversos pontos positivos, principalmente por abordar o amadurecimento, preciso confessar que a história não me agradou. Talvez não seja o momento ou por eu estar procurando algo diferente para ler. Mas adorei a resenha ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha lido nada sobre este livro, estou o conhecendo por aqui e a opinião é muito favorável a ele.
    Gostei, parece um romance bom de ser lido, com segredos, problemas a serem resolvidos... eu entendo que vc não conte o que aconteceu, quais os segredos e tal... mas eu fiquei curiosa.
    Fiquei torcendo para que Raquel não se arrependa de voltar ao Brasil, hehe...
    E que o romance dê certo, mesmo com tantas mudanças e reviravoltas do inicio ao fim da trama.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oie, também não gostei do livro pela sinopse, mas ao ler sua resenha fiquei com vontade de descobrir o que a há por trás de Raquel e Pedro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ter de surpreendido positivamente mas neste momento estou numa onde de outros gêneros literários e esse livro não me chamou tanta atenção assim, acho que vou dispensar a leitura e deixar pra próxima ^^

    ResponderExcluir
  11. Bom, apesar da sua resenha bem positiva referente a esse livro, confesso que não me interessei muito por ele, no momento, pois não é muito o meu estilo de leitura, mas a história parece ser bem interessante e quem sabe futuramente eu resolva lê-lo.

    ResponderExcluir
  12. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece bem emocionante.

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser bem interessante, mas não gosto muito do gênero e apesar da sua resenha ser bem positiva, acho que a sinopse não o favoreceu.

    ResponderExcluir
  14. É maravilhoso quando uma história nos surpreende, gostei da sinopse, também nunca tinha lido nada da autora, mas depois dessa resenha fiquei com vontade, adorei a Novo século está publicando livros de autores desconhecidos

    ResponderExcluir
  15. Interessante a resenha, mas não me interessei, não foi um livro que me deixou ansiosa para ler, a sinopse me desanimou apesar de na resenha parecer legal.

    ResponderExcluir
  16. Os livros nacionais estão muito em alta, acho bom, mas não sinto tanta vontade de ler como os lá de fora, sinto um bloqueio pra ler tem que ser super recomendado, gosto de livros que se entrelaçam e personagens que amadurecem, bom só lendo pra saber o que vou sentir.

    ResponderExcluir
  17. Nossa amei a resenha quero comprar esse livro pra ontem, adorei a história, o fato de se passar a 20 anos atrás, com costumes diferentes, nossa me encantou!

    ResponderExcluir
  18. eu não conhecia a autora, achei bem interessante ela tratar de um livro no passado; mas nem sei se 20 anos atrás tinha tanta diferença dos dias de hoje assim,se fosse em 1975 a conversa era outra, mas enfim... eu até gotos de histórias que se entrelação, mas a da menina que desafia a familia tradicional é meio já vi isso antes, então não é o estilo de livro que eu leria

    ResponderExcluir
  19. Amiga que bom que você se permitiu conhecer de mente e coração abertos essa autora e sua história. Pelo que percebi a escrita e o desenvolvimento da história te convenceram e agradou.
    Gostei de conhecer um pouco, através de sua opinião, essa autora nacional e fiquei curiosa e acredito que gostaria já que vivi essa época em que o enredo se desenvolve (tenho quase a mesma idade da personagem) =) enfim amei a dica!!!
    Parabéns pela leitura e pelo ótimo texto!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir