Raio de Sol - Kim Holden

Livro: Raio de Sol (Bright Side)
Raio de Sol #1
Autor (a): Kim Holden
Número de Páginas: 448
Editora: Planeta/Outro Planeta
Compre aqui.

Sinopse: Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns são maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar você...
E outros podem acabar com você.
Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.
E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

RESENHA por Katielle Borba.

Oi, pessoal!

A resenha de hoje é do incrível livro Raio de Sol da autora Kim Holden e publicação da Editora Planeta. Sem dúvidas eu afirmo que este é o meu livro favorito de 2016 e também tornou-se o favorito da vida. <3

Raio de Sol é a história da personagem mais maravilhosa que tive a oportunidade de conhecer, Kate Sedgwick. Kate é carinhosamente chamada de raio de sol pelo seu melhor amigo Gus. Os dois são inseparáveis, se conhecem desde sempre e passaram por tudo que a vida ofereceu a eles juntos. No momento os dois estão trilhando caminhos separados; ele rumo a vida de um astro de rock, ela mudou de cidade para iniciar a faculdade. Mesmo assim eles estão sempre em contato, a distância não diminui o carinho e o amor que sentem um pelo outro. Mas esta história é da Kate; ela se muda de San Diego para Grant, uma cidade fria, mas cheia de calor humano. Em Grant, Kate viverá novas experiências, conhecerá novas pessoas e finalmente encontrará o amor; só que ela guarda segredos que são dolorosos demais.

Estou completamente apaixonada por Raio de Sol. A minha paixão é tanta que faz horas que estou pensando em como escrever uma resenha a altura deste livro. Já me convenci que nenhuma palavra minha será o suficiente, só posso implorar para que vocês leiam! Este livro não é só mais um livro, é uma lição de vida. Sou dessas que, antes que iniciar a leitura, torço para que o livro me traga algo bom, que me ensine alguma coisa, que me deixe com uma sensação boa. Raio de Sol cumpriu muito bem o seu papel, mais que isso, sinto que ele mudou a minha vida.

Kate é uma pessoa incrível. É daquelas pessoas que são um presente, daquelas que torcemos para encontrar e conhecer em algum momento de nossas vidas. O apelido dado carinhosamente por Gus faz justiça a pessoa que ela é. Kate ilumina qualquer lugar que esteja, o sorriso dela é sempre sincero, ela é verdadeira, nunca julga ninguém e por mais que tenha problemas está sempre disposta a ajudar quem precisa ser ajudado. Ela tem facilidade de conversar, de fazer amizades e conquistar aquele coração mais obscuro. Em Grant ela conhece o maravilhoso Keller e o que acontece entre eles vai surgindo gradativamente, começa com um simples café e torna-se algo que nenhum dos dois poderia imaginar. Só que Keller também tem seus segredos e juntos eles tentarão passar por todos os obstáculos da vida.

Raio de Sol é narrado em primeira pessoa e alterna entre Kate e Keller. A narrativa da autora é gostosa, daquelas que não conseguimos largar o livro por nada neste mundo. Sabemos que Kate e Keller tem segredos, mas a autora soube guardar muito bem todos eles; ela vai soltando os fatos ao poucos, acho que para tentar amenizar os sentimentos do leitor; é quase como se fossem doses homeopáticas de segredos.  A escrita da autora é poesia, pelo menos eu tive vontade de marcar o livro inteiro, de grifar as frases de impacto e olha que não foram poucas.

O livro tem uma mistura de alegria, tristeza e drama. É aquele livro agridoce, que a gente ama, mas odeia ao mesmo tempo. A história criada pela autora parece tão real que eu não ficaria surpresa se lá no final do livro tivesse um aviso dizendo que a história foi baseada na vida de alguém. Raio de Sol nos deixa um gosto agridoce porque sabemos que o final era aquele mesmo que aconteceu, que não tinha outra saída, que só bastava aceitar  o que a vida/universo/Deus ofereceu.

Como não amar, como não ficar apaixonado por um livro que contém isso:

Vou deixar você com um último pensamento, porque às vezes a vida é difícil. Para todos nós.
Você é corajoso... 

Agora, vá... faça épico! 
É uma ordem.
Ande.
Por favor.  (Kim Holden)

O que eu aprendi com Raio de Sol: ame, viva, aproveite a vida, não julgue, ajude, não se arrependa, seja feliz, faça o bem, esteja disponível, não reclame, não faça cara feia, se está difícil para você, tem alguém em pior situação, relaxe e aproveite todos os momentos até mesmo aquele momento que você acha que é insignificante. 

A autora escreveu um outro livro, sobre o Gus. A Editora Planeta já confirmou a publicação dele aqui no Brasil e mal posso esperar para tê-lo em mãos.

Se eu recomendo a leitura? SIM! Vocês deveriam ser obrigados a ler este livro. ;)

(...) – Você esta me perguntando isso mesmo? Gus. Você me conhece. Esse é praticamente meu lema: sem arrependimentos. Arrependimentos só servem para imaginarmos alternativas e sentirmos raiva e tristeza, e não posso me dar ao luxo de nada disso.
Sei que é estranho, mas gosto de pensar em Deus como meu amigo. Não sou religiosa; só falo com ele com frequência. Peço muitos favores. Às vezes, as coisas funcionam a meu favor, e às vezes não. É a vida. A gente só precisa aproveitar ao máximo.
(...) ­– Seu novo lema é: faça épico
(...) Ler é uma fuga do mundo externo. Todo mundo precisa de um pouco disso para manter a sanidade.

Leitura recomendada.

Raio de Sol:
01. Raio de Sol;
02. Gus.

Outras capas:

  

 Postagem válida para o Top Comentarista junho.



16 comentários

  1. Confesso que li sua resenha com o coração na mão. Não conhecia o livro mas depois que li cada palavra que escreveu, eu estou com a maior vontade de colocar o livro nas mãos. Raio de Sol parece ser envolvente, cativante, com personagens fortes e ousados e olha, já me apaixonei por Kate! Amei a dica.
    Abraços.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã,
      O livro é lindo! Vale muito a pena, é um aprendizado.
      Beijo

      Excluir
  2. Mas geeeente! Já tinha visto por aí, mas não fazia ideia que era tão bom assim. Kati, essa sua resenha mostrou o livro como "leitura obrigatória" né? hahaha. Adoro quando aparecem essas mocinhas maravilhosas que conseguem se destacar pq vemos cada um por aí que olha, haja paciência ou então é simplesmente mais do mesmo, rsrs. Quero conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crika,
      É leitura obrigatória sim! Acho que você vai gostar.
      Beijo.

      Excluir
  3. Oi Katielle!
    Como não ficar desesperada pra ler esse livro depois dessa resenha?! Estou vendo que a Kate é uma personagem que inspira a querer ser melhor. Adoro livros que nos faz refletir. Essa parece ser uma leitura emocionante. Eu não me importo quando me faz chorar, me fazer sentir e ficar sob a minha pele, mas eu tbm amo quando me faz rir e olhar a vida sob uma luz diferente. E essa leitura parece que faz tudo isso e mais um pouco.
    Espero poder lê-lo o quanto antes :D
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania,
      É emocionante sim. Um livro daqueles que a gente guarda no coração e na memória.
      Espero que você goste.
      Beijo.

      Excluir
  4. Oi Kati.
    Eu amei sua resenha, confesso que achei a estória clichê, mas confesso que minha curiosidade falou mais alto, achei lindo o nome do livro ter haver com um apelido da personagem e a capa ser tão Alegre, simplesmente adorei tudo.
    Irei ler com certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene,
      Leia sim, você vai adorar.
      Beijo.

      Excluir
  5. Para começar a narrativa do livro é do jeito que gosto, em primeira pessoa alternada entre os personagens. Fiquei com muita vontade de conhecer Raio de Sol, ela parece uma personagem realmente incrível. Estou curiosa para saber quais são os segredos. AMEI o quotes, se o livro todo é assim deve ser mesmo maravilhoso. A capa é a mais bonita de todas que mostrou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciane,
      Leia sim, você vai adorar.
      Beijo.

      Excluir
  6. Oi Katielle, eu não conhecia essa autora, eu gostei bastante da sinopse, e pela sua resenha a historia parece ser linda e eu fiquei curiosa pra saber que segredos eles escondem, e eu gosto muito de livros que alternam entre um personagem e outro acho que a historia fica mais empolgante vendo do ponto de vista de cada personagem, com certeza vou ler esse livro obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      O livro é lindo, você vai adorar.
      Beijo.

      Excluir
  7. Não sabia desse livro, nem conhecia essa autora, mas já me interessei em ler! Parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Theresa,
      É bom sim, leia que você vai adorar.
      Beijo.

      Excluir
  8. Oi Katielle,eu vi a chamada no face,e vim conferir a resenha desse livro,e nossa já me animou essas 5 estrelas e favorito,e que bom que terá o lançamento do próximo livro da série,pois séries boas assim nÃo dá p/ deixar os leitores no vácuo rs

    Mas enfim,eu adorei sua resenha,creio que você conseguiu transmitir muito bem a mensagem que o livro quer passar,parece ser um romance muito doce e cheio de aprendizados! A única coisa que me deixou com um pé atrás,foi que com a história do amigo Gus lÁ no começo,e depois ela se envolve com outro rapaz,não sei,me deu a impressão de um triângulo amoroso aí,será?! Mas a próxima história é do Gus,aí agora fiquei mais curiosa sobre tudo isso...

    Enfim,adorei a capa e o título do livro,parecem que transmitem um pouco a vibe do livro né?! E isso é muito bom,fazer capas que tenham a ver com a história rs

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele,
      kkkkkk difícil falar sobre isso. Não existe um triângulo amoroso entre eles. Existe um sentimento, mas não triângulo.
      O livro é lindo, vale muito a pena. É um aprendizado.
      Espero que você goste.
      Beijo.

      Excluir