A Irmã da Sombra - Lucinda Riley

Livro: A Irmã da Sombra (The Shadow Sister)
As Sete Irmãs #3
Autor (a): Lucinda Riley
Número de Páginas: 512
Editora: Arqueiro
Compre aqui.

Sinopse: Em A irmã da sombra, terceiro volume da série As Sete Irmãs, duas jovens igualmente determinadas, porém de séculos distintos, conectam-se por meio de diários que retratam uma vida intensa de superação, amor e perdão.
Estrela D’Aplièse está numa encruzilhada após a repentina morte do pai, o misterioso bilionário Pa Salt. Antes de morrer, ele deixou a cada uma das seis filhas adotivas uma pista sobre suas origens, porém a jovem hesita em abrir mão da segurança da sua vida atual.
Enigmática e introspectiva, ela sempre se apoiou na irmã Ceci, seguindo-a aonde quer que fosse. Agora as duas se estabelecem em Londres, mas, para Estrela, a nova residência não oferece o contato com a natureza nem a tranquilidade da casa de sua infância. Insatisfeita, ela acaba cedendo à curiosidade e decide ir atrás da pista sobre seu nascimento.
Nessa busca, uma livraria de obras raras se torna a porta de entrada para o mundo da literatura e sua conexão com Flora MacNichol, uma jovem inglesa que, cem anos antes, morou na bucólica região de Lake District e teve como grande inspiração a escritora Beatrix Potter. Cada vez mais encantada com a história de Flora, Estrela se identifica com aquela jornada de autoconhecimento e, pela primeira vez, está disposta a sair da sombra da irmã superprotetora e descobrir o amor.

RESENHA por Katielle Borba.

Oi, tudo bem?

A resenha de hoje é do terceiro volume da Série As Sete Irmãs. A Irmã da Sombra é de Lucinda Riley e publicação da Editora Arqueiro.

A série gira em torno de sete irmãs que perderam o pai. No dia da leitura do testamento Pa Salt, o pai, deixou para elas cartas e coordenadas, para, se quiserem, descobrir sua verdadeira origem, isso porque essas mulheres foram adotadas ainda bebes. Então, estamos acompanhando essa jornada em busca do passado.

Em A Irmã da Sombra conhecemos uma pouco mais sobre Estrela D’Aplièse. Estrela está muito perdida depois da morte do seu amado pai, ela não sabe o que pensar, não sabe como agir e o momento atual que está vivendo não a ajuda em nada. Desde o primeiro livro Estrela foi um grande mistério, ela é a irmã que fala pouco e que vive à sombra de Ceci. As duas são inseparáveis desde criança, viajaram o mundo e fizeram tudo na vida juntas; uma é extensão da outra. O problema é que ultimamente Estrela está se sentindo sufocada e a morte do pai só serviu para deixá-la ainda mais ciente de como é seu relacionamento com a irmã.

Quando Estrela lê a carta do pai fica muito emocionada e depois de muito relutar começa a busca do seu passado. Nessa busca ela conhece a livraria de livros raros Arthur Morston, um local que parece o paraíso para os amantes de livros. Na livraria, Estrela descobrirá que a história dela se entrelaça com a de Flora MacNichol, que foi uma jovem inglesa e grande amiga de Batrix Potter. Estrela não entende o que isso tem a ver com o seu passado, mas ela conhece pessoas e lugares que a ajudarão na busca pela verdade.

Nem preciso dizer o quanto estou amando essa série, eu já havia ficado encanta com os dois primeiro livros, mas este aqui superou toda e qualquer expectativa que eu tinha. A Irmã da Sombra é simplesmente fenomenal e perfeito, qualquer adjetivo usado é pouco para descrever a história deste livro. Não estou aqui falando isso para ficar bem com editora ou com autora, estou falando porque simplesmente é a verdade, esse livro é incrível da primeira à última página.

A narrativa da Lucinda é envolvente; a história se passa no ano de 2007 com Estrela e a partir de 1909 com Flora. O livro é dividido em partes e podemos acompanhar a história dessas duas mulheres fortes e batalhadoras. É incrível como a autora consegue amarrar a história das duas com tantos anos de distância; conforme os capítulos passam a nossa curiosidade vai sendo aguçada e é impossível largar o livro, pois queremos saber o que irá acontecer.

A história de Flora é linda e triste. Flora nasceu no interior e era a filha mais velha, logo percebemos que não era a filha privilegiada e isso fica claro conforme sua irmã caçula cresce. Quando Flora fica mais velha vai para Londres trabalhar na casa de uma mulher muito importante para a época, mas também muito falada na sociedade. Os anos passam e a vida de Flora muda completamente, mas ela não sabe muito bem o porquê de estar ali; Flora se sente um peão, sendo manipulada e jogando um jogo que ela desconhece. A autora conseguiu me surpreender muito com os segredos envolvidos na trama e quando eu achava que nada mais poderia acontecer, era surpreendida novamente. A história de Flora é triste, mas também teve muitos momentos de alegria; ela era uma mulher forte e que passou por muitas provas na vida.

Quanto à história de Estrela, foi lindo ver como ela se descobria. Mesmo com quase trinta anos, Estrela não se conhecia, ela sempre foi a sombra de outra pessoa, agora ela está conhecendo novos lugares, pessoas bem peculiares e descobrindo o que realmente quer fazer da sua vida e não o que outra pessoa impõe para ela.

A Irmã da Sombra foi meu primeiro livro favorito do ano, impossível não amar cada capítulo. O enredo é completo, envolvente e mágico. A Editora Arqueiro está de parabéns por publicar essa série linda. Não sei o que virá no próximo livro, mas se a autora continuar no mesmo nível será gratificante ler mais um livro sobre As Sete Irmãs. A próxima irmã será a Ceci e a Lucinda acabou de finalizar o livro, ele dever ser publicado aqui no Brasil no final de 2017.

Enfim, indico, fervorosamente, essa série. Os livros são lindos, envolventes e com mulheres fortes. Se você ainda não embarcou nessa jornada está perdendo tempo.

— Estrela – falava ele, segurando meu rosto entre as mãos calejadas. — Qualquer coisa de valor duradouro leva um tempo para se realizar plenamente. Quando isso acontecer, você vai ficar feliz por ter se preservado.
 Não é incrível como se pode caminha pelo raso durante anos, sem que nada mude, e então, do nada, um maremoto de acontecimentos empurra você para o mar aberto ou traz você suavemente até a praia?

Leitura recomendada.

As Sete Irmãs:
03. A Irmã da Sombra.

Outras capas:

   
 


4 comentários

  1. Oi Kati, sempre que vejo uma resenha de um livro dessa série, penso que tenho que ler, mas sou lenta e tô super atrasada rsr. Tô amando as capas que a Arqueiro tá colocando nessa série e acho que quando finalmente iniciar a leitura e chegar nesse livro vou amar, pois gostei de saber que uma das mensagens da história é que não há idade pra você descobrir quem é e o que quer da vida. Super resenha Kati, preciso começar essa série :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lili!
      Nossa, essa série está sendo incrível. A cada livro um nova surpresa e eu estou sempre esperando mais da autora.
      Tenho certeza que tu vai amar, ainda mais que grande partes das histórias são históricas.
      Obrigada pelo carinho de sempre.
      Beijo.

      Excluir
  2. aiaiaiai... eu vou arrancar os cabelos e tu sabe bem o porquê, né? beijo, amei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk
      é vai começar a série logo :p
      <3

      Excluir