A Filha da Minha Mãe e Eu - Maria Fernanda Guerreiro

Livro: A Filha da Minha Mãe e Eu
Autor (a): Maria Fernanda Guerreiro
Número de Páginas: 272
Editora: Novo Conceito

Desde o lançamento deste livro, fiquei completamente encantada com a capa. Já falei aqui no blog de como gosto de histórias que retratam relacionamentos familiares e está capa diz muito de um relacionamento entre mãe e filha.
 
Mariana acaba de descobrir que está grávida, apesar de sentir-se feliz também tem um sentimento de apreensão. Ela não quer ser igual a sua mãe, mas ao mesmo tempo quer isso, são sentimentos bem controversos.
 
A relação entre mãe e filha sempre foi muito difícil e agora Mariana inicia uma reflexão, voltando ao passado, tentando entender melhor a relação com Helena, sua mãe.
 
Mariana desde pequena tem uma relação bem complicada com sua mãe e conforme os anos passaram a relação delas só piorava, porém Mariana sempre foi a “princesinha” do papai e isso contribui muito para agravar o problema. 

Algumas situações criadas no livro achei forçadas, vocês nem imaginam por quanta desgraça a família de Mariana passou, é quase difícil de acreditar, acho que tudo que é possível aconteceu, desde doenças, criança abusada sexualmente e drogas, isso que citei é apenas uma parte de tudo que acontece.
 
Eu também tenho sentimentos controversos quanto a este livro, eu gostei, mas parece que ficou faltando alguma coisa na história.
 
O livro é narrado em 1ª pessoa e praticamente todo ele é a “reflexão” de Mariana desde a sua infância até o momento em que descobre que está grávida.
 
É um livro pesado, cheio de emoções que nos leva a refletir em nossas relações familiares e em o que podemos fazer para melhorá-las.
 
Eu gostei muito do final, para dizer a verdade, fiquei emocionada e feliz de ver como as coisas se encaminharam.
 
Você já leu? Deixe um comentário contando se gostou ou não.
 
Leitura recomendada.


9 comentários

  1. Gostei da sua resenha, mas pelo que falou do livro e pela sipnose ele me parece entediante sabe? Como se fossemos ver problemas familirias só que todas as familias tem. Eu gosto da capa também.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser daqueles livros pra ler depois ou antes de alguma coisa leve, um chick-lit por exemplo, mas confesso que a história de mãe e filha me interessa sabe, eu gosto desses relacionamentos familiares.

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  3. Ainda não cheguei a ler o livro, mas pela resenha posso ver que é uma leitura marcante, uma pena que deu a impressão de falta algo, dá aquela sensação de vazio. Bem, espero poder ler o livro qualquer dia ;)

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  4. Como você, adoro esse livros sobre família. Ainda não li o livro, então não posso dar uma opinião, mas achei interessante o enredo.

    ResponderExcluir
  5. Acho meio tenso quando o autor exagera nas tragédias. A vida já é bem dura sem eventos catastróficos.
    Mas eu quero ler o livro (tenho ele). Gosto destas reflexões sobre relacionamentos em geral, principalmente sobre dinâmicas familiares.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro, mas ainda não li. Não sou fã de historias assim, dramas que trazem reflexões, gosto de algo mais divertido e amoroso, mesmo assim é bom ler algo assim pra quebrar a rotina. Não sei se lerei em breve, mas tentarei.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Pensei em comprar esse livro e dar para a minha mãe... Acho q ela vai adorar, adora ler tanto quanto eu e gosta de historia assim, com bastante reflexoes...Bjusss

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Fiz uma troca para adquirir este livro, estou louca para ler.
    Adoreii sua resenha e vi pontos que ninguem ainda tinha descrito.

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  9. Oi, Katielle!
    Eu adorei esse livro! Achei uma história tocante e emocionante e a Maria Fernanda fez um belo trabalho. Amei sua resenha! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir