Eleanor & Park - Rainbow Rowell + Sorteio

Livro: Eleanor & Park
Autor (a): Rainbow Rowell
Número de Páginas: 328
Editora: Novo Século (parceria)
Compre aqui.

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

É muito difícil escrever algo sobre algum livro que gostei muito, parece que não encontrarei palavras o suficiente para convencer as pessoas a lerem, espero que eu consiga retratar aqui tudo que senti ao ler Eleanor & Park.

O livro ocorre a partir do ano de 1986 e só aí já ganhou muitos pontos comigo, sempre digo que nasci na década errada, pois eu gostaria de ver e viver tudo o que tinham a oferecer naquela época, digo isso em relação a músicas, filmes, amizades, quadrinhos e etc.

Os protagonistas levam o mesmo nome do livro e foi aí que me encantei, Eleanor e Park não são aqueles mocinhos que estamos acostumados ao ler, lindos, magros e populares. Eleanor é uma gordinha alta, ruiva, tem a pele cheia de sardas e usa roupas estranhas. Park é um mestiço, seu pai é americano e sua mãe é coreana, tem cabelos pretos, pele branca e é viciado em música e quadrinhos.

No primeiro momento em que os dois se encontram eles se odeiam. Eleanor passa a sentar ao lado de Park no ônibus para ir à escola. Eles nunca se falam, os meninos caçoam dela e Park nem pode se imaginar tendo algum contato com essa menina estranha, mas conforme os dias passam Park percebe que enquanto ele lê um gibi no ônibus Eleanor o acompanha com o canto do olho e assim os dois começam algum “envolvimento”, mesmo que sem palavras.


Eleanor é uma menina pobre, divide um quarto com outros irmãos, ela não tem privacidade alguma e seu padrasto a odeia assim como ela odeia ele. Seu único lazer seria ir para escola, mas lá ela também é maltratada, praticamente todos caçoam dela e ela passar por algumas situações bem constrangedoras. Park é um garoto tranquilo, mas também passa por alguns problemas em casa principalmente com o pai. 

Os protagonistas parecem não ter nada em comum, mas de um jeito diferente eles se completam.  Uma coisa que me incomodou muito foi a mãe de Eleanor, eu comecei e terminei o livro com raiva dela, pelo descaso com os filhos.

Não sei ao certo como descrever todos meus sentimentos, me identifiquei muito com os dois personagens. O amor deles é tão inocente e puro que chega doer no peito. A narrativa da autora fez com que eu sentisse na pele todas aquelas sensações de quando estamos profundamente apaixonados, de como reparamos em pequenas coisas na outra pessoa, de como é difícil ficar longe da pessoa que amamos e o pior, de como é ruim não poder demonstrar para todo mundo esse amor.


Quando fui chegando ao final, meu coração ficou apertado, eu não sabia como iria acabar e a história estava tomando um rumo que eu não estava gostando, mas felizmente tudo acaba bem e por incrível que pareça meu único pesar é de que esse livro não teve um capítulo a mais ou uma continuação. Sim, eu queria um segundo livro!

A narrativa é em terceira pessoa e tem capítulos alternados entre Eleanor e Park. A cada página que passa é impossível não ficar totalmente envolvido na vida dos dois, nas escolhas que eles tem de fazer e nas dúvidas que os assolam

Quando solicitei esse livro a Editora Novo Século não sabia muito o que esperar da leitura. Fiquei muito surpresa quando comecei a ler e AMEI.  Até agora foi uma das minhas leituras favoritas neste ano. 

Muito obrigada a Editora Novo Século por trazer um livro tão perfeito para o Brasil. <3

Se vocês tiverem a oportunidade leiam esse livro, vale muito a pena.

Sempre que via Eleanor, ele não conseguia mais pensar em se afastar. Não conseguia pensar em mais nada.
A não ser tocá-la.
A não ser fazer qualquer coisa que pudesse ou tivesse de fazer para vê-la feliz.
- Não gosto de você, Park – ela confirmou, num tom que, por um segundo pareceu indicar que era sério mesmo. – Eu... – a voz dela quase desapareceu. – Eu acho que vivo por você. – Ele fechou os olhos e meteu o rosto no travesseiro. – Acho que nem respiro quando não estamos juntos – ela sussurrou. – O que significa que, quando te vejo na segunda de manhã foram umas sessenta horas sem respirar.

Leitura recomendada.

Sorteio:
Se vocês quiserem ganhar um par de marcadores (foto aqui) de Eleanor & Park, basta deixar um comentário na resenha junto com e-mail. Um comentário com conteúdo, nada de adorei, achei a capa linda e etc... 
O sorteio será feito pelo Random e no dia 31/03 irei divulgar dois ganhadores.
Boa Sorte!

Resultado:
Fiz a contagem de acordo com as pessoas que comentaram deixando e-mail. Ao total foram 11 pessoas queridas, o sorteio foi feito pelo Random.

E o resultado está aqui:


Parabéns Ketlen Patrício e Vanessa Pereira.

Postagem válida para o Top Comentarista março.

13 comentários

  1. Oie!

    Ai a cada resenha que eu leio fico com mais vontade de ler este livro. Pelo que você diz o livro é ótimo e bem do jeito que eu gosto. Quero muito ler.

    Quero participar do sorteio: vanessapereira04@hotmail.com

    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Eu só tinha visto comentários a respeito do livro, nunca tinha parado pra ler alguma resenha. Até agora. E me surpreendi, não achei que era assim. Gostei da descrição dos personagens, ainda mais por a Eleonor ser gordinha <3 haha Sem falar na época que o livro ocorre, já gostei de cara disso. rs Amei a resenha! Me deixou beeeeeeem (queria enfatizar muito isso, ok? kk) curiosa pra conhecer o livro. Lá vai eu agora no skoob marcar como desejado. hehe
    E os marcadores é uma fofura só, quero ganhar. kk
    kamillafox@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Já li o livro e ele é realmente bem especial. Os personagens são muito humanos, e o romance de Eleanor e Park é de suspirar... Como você comentou, também fiquei frustrada com a mãe de Eleanor!! Mas adorei a leitura e quero mais livros da Rainbow no Brasil. <3
    mayarams@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já li o livro e ele é realmente bem especial. Os personagens são muito humanos, e o romance de Eleanor e Park é de suspirar... Como você comentou, também fiquei frustrada com a mãe de Eleanor!! Mas adorei a leitura e quero mais livros da Rainbow no Brasil. <3
    mayarams@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é super lindo e fofo, gostei bastante dele desde que li a primeira resenha e agora a sua resenha veio para confirmar o quanto ele é bom. Quero muito ler esse livro.
    Beijos
    Espero ganhar os marcadores ♥
    ketlen-patricio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto vários comentários positivos na blogosfera a respeito do livro,mas resenha foi a primeira que li,parabéns despertou mais ainda meu interesse quero muito ler esse livro e ganhar os marcadores melhor ainda!
    Beijinsss!
    rose.nea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Katielle!
    Já tinha me encantado pela sinopse do livro e sua resenha me fez ficar ainda mais ansiosa para ler!
    Adoro livros com capítulos alternados onde conhecemos o ponto de vista dos protagonistas e amooooooo personagens bem construídos, reais mesmo.
    Que bom que tudo acaba bem! rsrs por um momento fiquei apreensiva ;)
    Na lista de leitura com certeza!
    As fanarts são lindas d+++++++!
    Na torcida pelos marcadores de páginas que são um encanto!
    Seguidora- Luna Hybla
    email- luhybla@gmail.com

    bjss

    ResponderExcluir
  8. Eu sou apaixonada por essa capa! Compraria só por ela.
    Depois de ler a sinopse, me senti ainda mais atraída pela história. Adoro livros românticos e, quando tem capítulos alternados, fica ainda melhor! Adoro conhecer o ponto de vista de cada um *-*
    Com certeza já está na minha lista!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, meu email é deia_galvao@hotmail.com (:
      Com certeza os marcadores são lindos como a capa!

      Excluir
  9. Oi Katielle!

    Ah, que fofa sua resenha! Estou ansiosa esperando o meu chegar, ganhei no sorteio da NS junto com marcadores e camiseta. Estou louca para ler e com os seus elogios, espero que chegue logo. <3

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  10. Aii que bonitinho! Eu já me apaixonei pelo livro só lendo a sinopse e a sua resenha me fez amá-lo sem nem mesmo ter lido. Adooro mocinhos diferentes do comum. A história desse livro me lembrou um pouquinho uma série que estou assistindo, chamada My Mad Fat Diary. Apesar de não term muita coisa em comum, eu lembrei assim que comecei a ler a resenha. :)

    petra.potter@hotmail.com
    http://naproximapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Cada dia que leio uma nova resenha me apaixono ainda por este livro. Quero muito ler e estou ansiosa para compra-lo. No momento que vi ele pela primeira vez, achei que fosse mais um clichezinho, mais parece ser bem mais que isso. E UAU, você escreve resenha tão bem! Não vi spoiler, achei interessante e muito bem escrita, em questão de ortografia. (:

    larasallescardoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/27/2014

    Primeira resenha que leio do livro e realmente fiquei bastante encantada com ela, creio que estes personagens encantaram por serem pessoas"normais" e que se encontram. Já tenho ele na lista de desejados, e estou bastante animada para a leitura!!
    Beijos!!

    mih.prado@hotmail.com

    ResponderExcluir