A Playlist da Minha Vida - Leila Sales

Livro: A Playlist da Minha Vida (This Song Will Save Your Life)
Autor (a): Leila Sales
Número de páginas: 312
Editora: Globo Livros
Compre aqui.

Sinopse: Elise Dembowski nunca foi popular na escola. Ninguém conversava com ela na hora do intervalo nem a convidava para sair no fim de semana. Pior. Ninguém jamais se interessou em saber o que tanto a ela escutava em seu iPod: playlists com o melhor da música pop, único território em que Elise se sente confortável e confiante. Diante de seu desajuste em relação à maioria, a adolescente tenta de tudo – inclusive a mais radical das saídas, felizmente sem sucesso. No auge de seu solitário desespero, o acaso a leva até a porta de uma balada noturna, via de acesso para um mundo completamente novo, cheio de som e diversão, no qual sua veneração por música funciona como senha para inclusão em um inédito círculo de amizades. As festas noturnas do Start – o melhor clube underground do mundo – tornam-se o lugar onde a felicidade, a aceitação social e até o amor são possíveis para Elise. Não demora muito para que um misterioso bullying eletrônico e a habilidade da garota como DJ coloquem em confronto este universo com a dura realidade cotidiana. A playlist da minha vida é uma vibrante fábula pop que lida com temas recorrentes nas obras contemporâneas para jovens: exclusão, invasão de privacidade, resgate de autoestima e muita trilha sonora. Escrito pela americana Leila Sales, o livro se ambienta em dois cenários: o escolar, com sua dinâmica de poder juvenil baseada em “popularidade”, e o da cena noturna, em que adolescentes ensaiam seus primeiros voos para uma existência adulta. 

A Playlist da Minha Vida é o mais recente lançamento da Globo Livros. Quando vi esse livro fiquei encantada pelo título, afinal, amo tudo que tenha música e quando comecei minha leitura, fiquei surpresa com a história que encontrei, não é só mais uma YA, é muito mais que isso.

Ninguém gosta de Elise, o pessoal da escola vive no pé dela, fazendo maldades e rindo de tudo que fazem e falam a seu respeito. Só que Elise ama desafios e agora ela decide que irá se tornar uma pessoa legal, que todas as pessoas irão gostar e querer tê-la como amiga então, ela passa o verão todo treinando para isso. Quando o primeiro dia de aula chega, Elise está empolgada com a perspectiva da mudança, mas nada sai como ela planeja, o pessoal da escola ainda não gosta dela. Desolada com sua situação Elise passa a vagar pela madrugada, e em numa dessas andanças conhece o clube Star, ali sua vida mudará para sempre.

A Playslist da Minha Vida é narrado em primeira pessoa por Elise. Como eu disse no início, fiquei muito surpresa com a profundidade desse livro. Elise é aquela menina que ninguém nunca fala na escola, que sempre aprontam com ela, aquela que faz de tudo para ter um amigo, mas quando uma pessoa se aproxima é só para aprontar. É triste passar por tudo isso com ela, tentei lembrar o meu tempo de escola, onde muitas pessoas eram tratadas assim o que há pouco tempo atrás começou a ser chamado de bullyng; Elise se sente tão triste que toma medidas extremas (não irei contar), porém quando ela pensa que tudo está perdido, encontra o clube Star.

Star é um cube underground onde segundo o pessoal que frequenta, acontece à melhor festa do mundo. O clube abre toda quinta feira e conforme Elise começa a frequentar percebe que naquele lugar ela pode conhecer novas pessoas, ser ela mesma e ninguém irá julgá-la por isso. A música é algo fundamental na vida dela e em todas as noites de quinta ela se solta, “vive uma vida” que não é nem um pouco parecida com seu dia a dia, conhece pessoas interessantes e por apenas uma noite tudo é perfeito.

Esse livro é lindo, profundo e cativante. A história nos prende de tal maneira que temos que ler tudo para ver o que irá acontecer com Elise; torcemos para que tudo dê certo na vida dela, que as pessoas passem a olhar para ela de outra forma. Ela parece triste e perdida, mas por trás da pessoa horrível que todos acham que é Elise é forte, inteligente, perspicaz e uma grande conhecedora de boa música. Como no título original do livro a música salvou a vida de Elise, ela encontrou um caminho que parecia perdido.

Outros personagens têm muita importância, alguns deles maus e outros bons, mas todos de alguma maneira ajudaram Elise descobrir quem ela realmente era.

A edição da Globo Livros está linda, todo início de capítulo traz o trecho de uma música é o livro é cheio de referências delas. Se vocês tiverem oportunidade leiam.

Leitura recomendada.

Outra capa:


Postagem válida para o Top Comentarista setembro.


28 comentários

  1. Olá Katielle,
    Eu nunca tinha ouvido falar do livro ou da autora, mas esse livro parece ser ótimo, com algumas coisas que acontece no dia a dia de muitas pessoas o bullyng. E como eu amo músicas, com certeza esse livro está na minha lista de leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      Pois é, muita gente não conhece, acho que a Editora nem divulgou muito.
      Esse livro é ótimo e as músicas maravilhosas.
      Beijos.

      Excluir
  2. A capa que a Globo Livros deu é mais bonita que a original. :x rs Eu á tinha visto sobre o livro, mas nunca tinha procurado nada, nem a sinopse tinha lido. E agora lendo mais sobre ele, fiquei bem curiosa. Parece ser muito bacana. Fiquei com dó da Elise, pelo que fazem com ela na escola. Mas achei interessante o fato de parecer que ela acaba se reencontrar, digamos assim, através desse clube. E ainda de forma cativante e profunda.
    Realmente me deu vontade de ler, se eu tiver oportunidade irei fazê-lo assim que puder.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla,
      Eu prefiro a original :( kkkkkk
      A Elise é dar dó mesmo, fiquei com uma pena da coitada.
      Mas o bom é que ela muda (ainda bem).
      Leia, você irá gostar.
      Beijos.

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro mas pelo que vc descreveu na sua resenha confesso que fiquei curiosa. Também gosto de música e algumas delas me trazem ótimos sentimentos.
    Obrigada pela dica de leitura!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Leia, tenho certeza que você irá gostar.
      Beijos.

      Excluir
  4. Pensei que o livro fosse bem infantilizado, mas ainda bem que minha impressão inicial estava errada.
    Gosto do tema e gosto de música e vejo que esse livro consegue juntar as duas coisas muito bem. Só de ler a resenha já me sinto mal pela personagem, por toda rejeição e desconforto com os colegas da escola. Mas ao mesmo tempo, gosto desse tom de esperança, afinal ela conseguiu se identificar com um grupo e se encontrar como pessoa.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Não é infantilizado não, pelo contrário, eu fiquei surpresa com a profundidade dele.
      Leia, tenho certeza que você irá gostar.
      Beijos.

      Excluir
  5. Anônimo9/22/2014

    Oie...
    Adorei a dica de leitura!!!
    A resenha esta ótima! O livro parece realmente ser uma leitura bem cativante e envolvente!
    Gostei dos capítulos iniciarem com uma música, pois sou viciada em ouvir música! A mistura de livro+música é encantadora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele,
      Se você ama música, irá amar esse livro.
      Beijos.

      Excluir
  6. Kati!
    Confesso que ainda não tinha ouvido falar desse livro e fiquei totalmente encantada com o enredo e curiosa por saber o que vai acontecer com Elise.
    Livros que falam de música é sempre bem interessante sou apaixonada por música.
    Adorei!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy,
      Muitas pessoas nem conhecem esse livro, mas ele é ótimo.
      Leia, você irá gostar.
      Beijos.

      Excluir
  7. Nossa não conhecia esse livro, parece ser ótimo, amo história que tem música envolvida na trama, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  8. *-* me apaixonei por este livro!!
    q demais!
    Ótimo saber q podemos ficar torcendo p q td dê certo!
    Prefiro a capa em inglês..=P
    E o título em inglês está mais legal tbm...

    ResponderExcluir
  9. Elise Dembowski não tem vida muuuito conhecida!
    Acheiii algumas coisas ate em comum nesta coisa de ouvir musica
    o tempo todo estou escutando musica
    pois atraves dele fico pensado na vida <3 Adoooorei
    por isso com tanta coisa em comum amaria em ler este livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Girlene,
      Leia, você irá gostar, o livro é lindo!
      BEijos

      Excluir
  10. Oii..
    Ainda não tinha ouvido falar no livro, mas gostei da descrição.
    Parece incrível a leitura e você gostou muito. Bem recomendado.
    Gostaria de lê-lo um dia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia,
      Se você tiver oportunidade leia sim, ele é ótimo.
      Beijos

      Excluir
  11. Eu estou mto interessada nesse livro,a história parece ser tocante.
    Já tinha ouvido falar desse livro,mas não sei o motivo não procurei saber mais sobre ele.Agora que já sei um pouquinho mais quero conhecer a história dela.(e saber qual medida drástica é essa que ela vai tomar rsss)
    Bjus
    Ps.a capa nacional é mtooooo mais linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen,
      Leia sim, você irá gostar. Eu prefiro o capa original.
      Beijos

      Excluir
  12. Anônimo9/25/2014

    Olá Kati!! Ainda não conhecia este livro e achei sua proposta leve, e mesmo assim bastante interessante, pois já passamos por alguma situação deste tipo ou de pessoas que conhecemos que não conseguiam fazer amizades. Creio que seria uma leitura rica e com lições bacanas. Dica anotada!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      Leia, o livro é bacana sim, tenho certeza que você irá gostar.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oii Kati :)
    Adorei o livro .. A capa é super delicada e me chamou bem a atenção, e a sinopse também ! Gostei porque se trata de um assunto que a gente vive no nosso dia a dia, que é o bullyng .. As vezes deixamos de lado uma pessoa que é super legal, nos desfazemos dela e nem percebemos em como isso interfere na vida dela .. Adorei!!
    Se não me engano, nunca li nada da editora Globo, e fiquei curiosa por esse ..
    E sou igual a você, amo tudo que envolve música ..
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória,
      Pois é, foi a mesma coisa que pensei quando li esse livro, quantas pessoas já devo ter deixado de lado, confesso que me senti culpada.
      Leia sim, tenho certeza que você irá adorar.
      Beijos

      Excluir
  14. Oiii!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei muito da história e da sinopse... Quanto a capa não gostei não... Preferi a outra capa... A Globo livros ultimamente tem acabado com as capas dos livros :/ Espero que não haja erros de edição pelo menos né!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian,
      Eu também não gostei da capa brasileira, prefiro a original. O mesmo acontece com a de Amor em Jogo, a original é tão linda...
      Não encontrei nada na edição publicada.
      Beijos.

      Excluir