Apenas Um Ano - Gayle Forman

Livro: Apenas Um Ano
Apenas Um Dia #2
Autor (a): Gayle Forman
Número de Páginas: 352
Editora: Novo Conceito (parceria)
Compre aqui.

Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,
Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.

Amar alguém é um ato tão intrinsecamente perigoso. No entanto, é no amor que está a segurança.

(Cuidado, a resenha pode conter spoiler do livro anterior…)

Oi gente!

Hoje trouxe para vocês a continuação de Apenas Um Dia, chamado Apenas Um Ano, publicação da Editora Novo Conceito e escrito por Gayle Forman, premiada autora e jornalista. Ela mora no Brooklyn, com o marido e as filhas, e ficou mundialmente conhecida pelo bestseller Se Eu Ficar, sucesso nos cinemas.

Bom, quem já leu o primeiro livro sabe um pouco da história de Allysson, uma menina toda certinha, que por fazer tudo conforme os pais desejam e terminar seus estudos, ganha uma viagem para a Europa. Nessa viagem ela acaba conhecendo Willem, um garoto mochileiro e descolado, que vive com uma companhia de teatro de rua e ele, em um dia, transforma sua vida. Mesmo ela sabendo que ele é muito atirado e famoso por ter várias mulheres por onde anda, ela se encanta por ele e, decidem juntos passar um dia em Paris.

Acontece algo inesperado e fora do planejado na “Cidade Luz” e eles se perdem um do outro. Mas Alysson, chamada apenas de Lulu por seu mais novo encanto, vai embora sem nada, carregando uma mágoa de cortar o coração e sabendo que terá de se explicar em casa. Deixa para trás seu encanto, sua mala e seus souvenires e leva de volta questionamentos e dor. Como ela pode levar a vida agora, sem Will?

Bom, agora nesse segundo livro, que começa imediatamente assim que o primeiro termina, nós veremos a continuação dessa linda história de amor, sob a ótica de Will. É ele quem vai nos contar o que aconteceu que os fez se desencontrarem e nos contará mais sobre sua vida. Agora saberemos muito mais sobre esse ator, mochileiro, que não encontra lugar em lugar nenhum. Durante a narrativa somos levados por uma linda história de vida, de um rapaz tentando encontrar sua família perdida e seu rumo.

A grande tristeza me pegou de surpresa. Há uma diferença entre perder algo que sabia ter e perder algo que se descobriu ter. Uma é decepção. A outra é perda de verdade.

Eu achei esse livro bem melhor que o primeiro, pois ele não tem a parte da construção da história de Alysson e depois com o Will. Mas é impossível entender alguma coisa se você não leu o primeiro, pois até mesmo pra mim, que li já há algum tempo, foi necessário dar uma olhada no que passou, pois ele segue como se fosse uma mera continuação do primeiro livro.

É uma bela história de vida e de amor; durante toda a peregrinação de Willem em busca de Lulu, ele vai se encontrando. Durante as idas e vindas, seguindo as pistas e seu coração, ele reencontra o amor da mãe, que há muito tempo perdeu. Vivemos com ele muitas aventuras, especialmente na Índia e no México e é lá, tão distante de sua Holanda, que ele vai começar o caminho de volta às rédeas de sua própria vida. Neste momento me lembrei de uma máxima que diz: “como podemos amar alguém se não amamos a nós mesmos?”

Foi por acaso que a encontrei. E foi por acaso que a perdi. É preciso dar crédito ao universo, à maneira como ele nivela coisas desse tipo.

Assim como os livros anteriores da autora, esse também nos deixa com um final bombástico, anseio desesperadamente pelo próximo, pois acredito que será muito revelador. Dei uma olhadinha no skoob e descobri um livro (Just One Night), que creio ser a continuação.

Leiam, divirtam-se! Até a próxima!

Apenas Um Dia:
02. Apenas Uma Ano;
2,5. Just One Night.

Outras capas:

   


Postagem válida para o Top Comentarista junho.


24 comentários

  1. nem todas as minhas expectativas foram supridas com este livro! é uma história boa, mas para mim faltou algo mais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, concordo com você, mas eu sou daquelas que confia que as coisas sempre possam melhorar... e eu posso até ter um distúrbio, sei lá, kkkk mas não consigo ficar sem o final e por isso eu sigo lendo até o fim, é muito difícil eu desistir. Acho que o livro melhorou, mas sinceramente, espero mais do próximo. Beijo e obrigada pelo comentário, adorei.

      Excluir
  2. Estou terminado de ler o primeiro livro, gostei bastante e é ótimo saber que já tem a continuação dele !! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, se vc gostou do primeiro então vai gostar ainda mais desse, eu achei ele mais profundo e mais bem elaborado. Obrigada pelo comentário, beijo.

      Excluir
  3. Mana eu li sua resenha, mas nem mesmo assim tenho vontade de ler esse livros o.o O bom pelo menos foi que o livro foi melhor que o primeiro né ? um ponta para a escritora por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rissia, obrigada pelo comentário sincero, adorei. Acho que são leituras bem peculiares mesmo, a gente não se apega fácil às situações que a autora nos apresenta, mas eu sigo firme, tenho toc com coisas inacabadas, kkkkk e quase sempre me surpreendo com ótimos finais, que fazem valer a pena todo o esforço de chegar lá. Beijo ;)

      Excluir
  4. Lu!
    Li o primeiro livro e embarquei de cabeça nas aventuras de "Lulu", simplesmente adorei.
    E se diz que esse ainda é melhor que o primeiro, afffffffeeee!
    Gosto quando os autores usam desse artifício de mostrar o lado do outro protagonista, deve ser mais uma aventura seguir Will agora.
    “A vida sem ciência é uma espécie de morte.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, que bom que vc gostou da resenha e mais ainda do livro. Vai na fé que vc vai gostar ainda mais desse livro, contado pelo Will... É bem tocante e emocionante... Beijo e obrigada pelo carinho de sempre ;)

      Excluir
  5. Ah gostei das outras capas!!!!
    Ai essa série está de matar de ansiedade viu?! O livro teve um final assim que eu fiquei doidaaaa, e agora esse tb! Coração nao aguenta, hahaha.
    Adorei a resenha, só aumentou a minha vontade de ler todos!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy, nem fala em final que mata de ansiedade... É marca registrada da autora fazer isso com a gente, kkk Beijão, obrigada pelo comentário lindo ;)

      Excluir
  6. Anônimo6/11/2015

    e mesmo lendo resenhas falando maravilhas a respeito do livro como a sua eu não consigo me interessar pela história. A a capa é linda, mas sei la. Eu tenho a sensação de que a história é muito chata.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk Oi Liih, agradeço mesmo assim pelo seu comentário sincero... Beijo ;)

      Excluir
  7. Estou doida pra ler esse livro, ainda não li Apenas um Dia, curto muito a escrita de Gayle Forman, amei Se eu ficar e cada resenha que leio dos dois livros me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, também virei fã da autora, e a cada livro é uma surpresa diferente... Beijão e obrigada pelo comentário carinhoso de sempre...

      Excluir
  8. Não li nenhum livro da autora, na verdade eu ganhei o se eu ficar e dei para minha prima! Não sou mto fã de histórias com drama, com aquele amor típico de novela mexicana onde há mtos desencontros e sempre alguem sai machucado, ou pior alguem morre! Acho que a vida já é tão deprimente que não preciso ler um livro assim, claro há sempre aqueles que nos enganamos, mas acho que fiz bem e não querer nenhum desses acho que não conseguiria chegar até o final, embora eu tenha gostado dessa ideia da autora escrever pela perspectiva do will, pois acho bem mais legal os livro em primeira pessoa do "mocinho" que da "mocinha"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha, concordo com suas considerações, mas o que mais me surpreende nessa autora é que ela não reescreve sob uma nova ótica, ela faz da visão no outro personagem uma nova história, totalmente diferente da primeira, por isso eu leio... Obrigada pelo comentário, beijo...

      Excluir
  9. Luciana, li sua resenha bem por cima porque fiquei com medo de pegar spoilers pois os livros estão na minha lista de desejados.
    Sou louca para ler os livros da Gayle porque todo mundo diz que é ótimo e esses finais bombásticos que você falou dão um up há mais.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah, pode confiar, quando tem spoiler eu aviso, kkk. Desse livro em especial não tinha como, pq a autora continuou a história de forma bem diferente do primeiro livro, adorei saber mais deles dois sob outra ótica. Obrigada pelo comentário, espero que goste da autora tanto quanto eu, beijo :)

      Excluir
  10. Como vi que essa resenha contém spoiler, preferi pular para os últimos parágrafos dela. Pelo que vi, esse não sofreu da maldição do segundo volume, pelo contrário, foi bem melhor do que o primeiro. E o que falar quando os autores fazem esse tipo de final que nos deixam ansiosos pelas continuações?!?! Vontade de mata-los, né?!?! kkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardonio, os autores em geral estão fazendo cada vez mais isso de nos deixar com finais bombásticos, né? Obrigada pelo comentário, beijo ;D

      Excluir
  11. Oi Lu :D
    Tenho Apenas um dia na prateleira e não li ainda porque peguei um spoiler (sem querer) do final, e não me conformei com ele, rsrs. Sou do tipo que gosta dos casais JUNTINHOS, rsrs. Pela sinopse já havia achado Apenas um ano mais interessante que o primeiro, talvez porque eu goste bastante da visão dos protagonistas masculinos na leitura. Sua resenha me deixou mais tentada para a leitura !!
    Bjs !
    Blog Passeando com os livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, obrigada pelo comentário, fiquei feliz que tenha gostado de saber mais sobre o livro, beijo...

      Excluir
  12. Oi, Luciana!
    Quero muito ler Apenas um Ano, mas ainda não li Apenas um dia porque estou esperando - e torcendo muito - que publicam o 2.5 que é a finalização da série, pois eu sou muito ansiosa e sei que se eu começar a leitura da série eu ficarei muito desesperada para ler o 2.5 rsrs.
    Amo a escrita da Gayle, virei fã após ler Se eu ficar e sua continuação. Me encanta as histórias de vida e amor escritas pela Gayle, e com certeza irei me encantar com a história de Will e sua Lulu.
    Amei a resenha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, também gosto muita da escrita da autora, agradeço de coração por ter gostado da resenha. Obrigada! Beijo ;D

      Excluir