A Menina da Neve - Eowyn Ivey

Livro: A Menina da Neve (The Snow Child)
Autor (a): Eowyn Ivey
Número de Páginas: 352
Editora: Novo Conceito
Compre aqui.

Sinopse: Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.

RESENHA por Katielle Borba.

Oi gente, tudo bom?

A resenha de hoje é de um dos últimos lançamentos da Editora Novo Conceito. O livro é Menina da Neve da autora Eowyn Ivey. Este livro aqui foi finalista do prêmio Pulitzer e a autora mora no Alasca, juntamente com seu marido e duas filhas.

Quando foi anunciado este lançamento, fiquei bastante interessada, afinal pode se dizer que é histórico, pois se passa nos anos 20 e é ambientado no Alasca. Achei que seria mais história que eu ficaria satisfeita em ler, porém a história é tão mágica, dramática e linda que fiquei com o coração um pouco partido no final.

Jack e Mabel moram numa cabana no Alasca, a vida ali não é fácil e o relacionamento deles também não; os dois não são mais jovens e conforme os anos passam eles ficam cada vez mais afastados um do outro. A vida no Alasca é monótona, pois eles não têm vizinhos perto e Mabel não tem amizade com ninguém, seu único companheiro é Jack. Eles não têm filhos e isso foi um dos motivos que fizeram eles se mudarem para esse fim de mundo. A vida dos dois passa sem grandes acontecimentos até que certo dia Jack avista uma menina em meio às árvores.

Na noite anterior a esse acontecimento, Jack e Mabel haviam feito um boneco na neve; eles o decoraram com cachecol e luvas. Quando Jack avistou a menina ela estava usando essas mesmas peças e isso o deixou bastante intrigado, até porque assim como ele a viu, ela sumiu. Mabel também viu a menina, mas foram só pequenos relances. Agora, eles passam os dias tentando encontrá-la ou até mesmo acreditar que ela não é fruto da imaginação.

É muito difícil falar sobre este livro, já refleti bastante, mas palavras me faltam para descrevê-lo e dizer o quanto ele é tocante. É uma história de recomeços, mistérios e de uma tristeza que acompanha os personagens no início da narrativa. Nos primeiros capítulos pensei em Jack e Mabel como um peso morto em cima da terra, pessoas que não tinham uma razão para estarem ali, simplesmente eles viviam seus dias, sem emoção e sem vida. Quando a menina surge, parece que eles recebem um sopro de vida, mas sabe quando nada é o que parece? Ficamos ávidos para saber o que vai acontecer, saber como a história se desenrolará. 

O livro é bem escrito e a narrativa é em terceira pessoa. Muitas vezes a leitura ficou arrastada, mas em outras era bastante ágil. A autora soube bem como me prender na história e me deixou cheia de dúvidas, juntamente com os personagens.

O trabalho da Editora Novo Conceito está lindo, este livro é impecável. A capa é maravilhosa e a diagramação das páginas dão um charme a obra.

Enfim, recomendo a leitura. Não é o meu tipo favorito de livro, mas estou feliz em ter lido essa história.

Era fantástico e impossível, mas Mabel sabia que era real — ela e Jack a tinham feito com neve e galhos e capim congelado. A verdade a impressionou. A criança não apenas era um milagre, como também era criação deles. E ninguém cria vida e a abandona.
Achei que tinha visto algo - disse Jack. - Mas eram apenas meus olhos cansados me enganando.

Leitura recomendada.

Outras capas:

   


Postagem válida para o Top Comentarista novembro.


15 comentários

  1. Anônimo11/24/2015

    Oi, Kat. Desde que o livro foi lançado, eu fiquei com muita vontade de lê-lo, pois a sinopse deixa qualquer um intrigado. Inicialmente, fiquei bastante curiosa para entender como uma menina de neve pudesse ganhar vida.
    Confesso que fiquei meio receosa em ler a resenha com medo de levar algum tipo de spoiler ou perder a vontade de ler o livro, mas nada disso ocorreu. Ao contrário do que pensei, fiquei com mais vontade ainda em ler o livro. Só não imaginei que a história teria uma "carga" tão dramática.
    A capa do livro passa uma harmonia muito gostosa, não sei se devido a delicadeza do desenho ou as cores apresentadas. Sem contar que a capa remete muito bem alguns acontecimentos do livro, julgando pela resenha.
    Bom, fico feliz que você tenha gostado da leitura e espero que eu também goste e que a leitura arrastada não ocorra para mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Kati,

    Já tinha visto o livro, mas ainda não tinha lido nada a respeito dele, eu gostei, por sua resenha o livro me pareceu interessante e apesar de não ser um tipo de leitura que procuro agora, pode ser que eu o considere no futuro. A capa é realmente linda.

    :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kat. Eu me encantei assim que vi A Menina da Neve nas vitrines de livrarias e da Novo Conceito. Não pude deixar de me apaixonar pela história, então vim conferir a resenha. As minhas expectativas foram todas correspondidas, gostei bastante do cenário invernal do Alasca, dos mistérios e segredos que rondam a garota e dos personagens que fazem o casal. A escrita desta autora parece mesmo incrível. PS. As capas são tão bonitas, mas a do Brasil é tão mais ou menos.
    Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Kati que interessante, estava curiosa para ler uma resenha sobre esse livro, fiquei curiosa quando ele foi lançado, e claro sua opinião conta muito para mim. Bom saber desse teor dramático e reflexivo que o texto tem. Valeu demais pela dica.
    Gosto dessa capa, não sei se são as cores no branco ... Gosto!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. uma das coisas que mais me chamou atençao no livro foi a capa e o fato do livro se ambientar no inicio do século passado, gostei da resenha e to bem curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro eu já quero ler desde que foi lançado, eu me encantei pela capa e a sinopse me deixou bem curiosa com a história.
    Não sabia que o livro foi finalista do prêmio Pulitzer e a autora mora no Alasca, super diferente do que estamos acostumados a encontrar.
    Amei saber que vc gostou e achou o livro tocante, sempre qdo gostamos do livro, fica dificil resenhar ne?!
    A premissa do livro é bem interessante e com certeza uma historia que fala sobre recomeços, mistérios e tristeza vai me tocar com certeza.
    Já comprei o livro na Amazon, ta baratin, hehe
    Achei a nossa capa muito mais bonita.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Katielle!
    Quando li pela primeira vez a sinopse de A menina da neve confesso que não me interessei, nem mesmo o mistério envolvendo a menina despertou minha curiosidade... Portanto, não é um livro que colocaria na minha lista de leitura, mesmo sendo um livro tocante que te fez refletir tanto...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Kati!
    O livro será uma das próximas leituras
    Bem ansiosa por poder acompanhar toda trama e drama do livro.
    Adorei o mote da histórias.
    ”Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”(Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  9. Eu vi o lançamento e fiquei loca pra ler o livro.
    A capa é demais. A nossa é a melhor na minha opinião.
    Bem, eu achei que o livro fosse algo meio sobrenatural, mas não me parece pela sua resenha.
    Se bem que VC não falou muito do mistério da menina em si e eu adorei isso porque deu mais vontade de ler.
    Fiquei com dó do casal... Sem amigos, sem ninguém... Ou melhor só um ao outro. Isso é muito triste mesmo o que me fez pensar que eles estava ficando depressivos e vendo coisas... Ou até que eles morreram na nevasca... Não me contaaaa...
    Bem, eu preciso ler este livro logo.
    Adorei a resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Katielle. Tinha lido a sinopse e nao tinha me interessaso tsnto, mas sua resenha me deixou curiosa a respeito desse mistério que envolve a criança de neve... estou aqui pensando em várias possiblidades... hahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Me interessei por esse livro desde que vi ele entre os lançamentos, realmente a história parece ser muito tocante, fiquei bem curiosa em relação a história depois de ler sua resenha, e por esse motivo adicionei o livro em minha lista de leituras, pretendo lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  12. Estou doida pra ler esse livro, curto muito um drama, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tem duas coisas que eu adoro ler: é narrado em terceira pessoa e se passa em um cenário de época. Desde que eu vi o laçamento desse livro não tinha ficado com muita vontade de ler, pois tinha vários outros esperando para serem lidos, mas agora que consegui diminuir um pouco a lista sem duvida vou ler ele.

    ResponderExcluir
  14. Oie
    O livro parece ser ótimo,e dá pra sentir a intensidade desses personagens.Os dois sozinhos no meio do nada.Adorei essa pitada de magia na história e quero descobrir o que vai acontecer com os dois personagens e se eles encontram novamente essa menina da neve.Também não é meu tipo de leitura favorita mas espero gostar.
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Mana que bom que o livro te trouxe uma ótima leitura, mas esse livro não me chamou atenção, não porque não ache a história ruim ela é até legal mas acho que comigo não vai funcionar. Vou dispensar essa leitura e gostei de verdade da sua resenha, ela mostrou o que o livro tem de melhor, mesmo não o tendo lido.

    ResponderExcluir